EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Olimpíca conexão, artigo de Jorge Carrano

 

artigo

 

[EcoDebate] Os Jogos de Londres foram os primeiros com cobertura integral pelas redes sociais. Em 2008, nos Jogos de Pequim, as redes eram uma promessa. Hoje, são uma realidade, para o bem e para o mal, como no caso de atletas demonstrando racismos e torcedores esbravejando no Twitter. O microblog, pelo uso excessivo na plateia, também tem foi acusado de interferir no sinal de TV nas coberturas. Um bom dever de casa para o Rio de Janeiro, em termos de desfios tecnológicos.

Em Londres, imagens bem representativas da sociedade contemporânea estiveram presentes, no desfile de encerramento. Boa parte dos atletas, sobretudo dos países mais ricos, desfilava enquanto olhava para o telão no alto. Nas mãos, uma câmera digital ou um smartphone. Eram os protagonistas, desfilavam para o público, mas queriam, eles mesmos, também registrar sob seu ponto de vista aquele momento único.

Na festa de abertura, outro aspecto interessante foi a árvore, localizada no centro do “palco”. Num ano em que a Rio+20 deixou muitas promessas e um documento final modesto, uma árvore no centro das atenções nos faz refletir sobre o papel que temos no desenvolvimento sustentável. Ainda que, do ponto de vista de comunicação, possa ser considerado clichê, traz uma mensagem que não poderia desperdiçar a enorme audiência. Um assunto tão sério que precisa de toda exposição disponível, como reforçou a presença supresa de Marina Silva entre as estrelas da festa.

Transformar os jogos em oportunidades mais sustentáveis ainda é outro ótimo dever de casa para o Rio.

Houve um tempo em que, durante os Jogos, as guerras paravam. Hoje, enquanto atletas buscavam quebrar seus recordes na Inglaterra, a guerra prosseguia na Síria, no Afeganistão, no Iraque e em pontos da África. As ferramentas que servem para registrar os momentos de superação de limites e recordes olímpicos são as mesmas que registram e distribuem para o mundo os horrores da guerra, com pira acesa ou não.

Que em 2016 a paz esteja conosco.

Jorge Carrano é diretor da agência de comunicação Tau Virtual

EcoDebate, 16/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa