EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Educação Ambiental obrigatória ajudará o Brasil a ser mais sustentável? por Eloy F. Cassagrande Jr.

 

cuidando do planeta

[EcoDebate] O Diário Oficial da União, publicou no dia 15 de junho, em meio a realização da Rio +20, a resolução que estabelece as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental”. De acordo com a mesma, o “atributo ambiental na tradição da Educação Ambiental brasileira e latino-americana não é empregado para especificar um tipo de educação, mas se constitui em elemento estruturante que demarca um campo político de valores e práticas, mobilizando atores sociais comprometidos com a prática político-pedagógica transformadora e emancipatória capaz de promover a ética e a cidadania ambiental”.

Destaco aqui o termo “cidadania ambiental”, pouco exercida durante na Rio+20, cujo documento final oficial foi duramente criticado pela sociedade civil organizada que pediu para que se retirasse o termo “ampla participação da sociedade civil”. A nova lei evidencia a necessidade a necessidade da transversalidade como forma de valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, étnicas e culturais dos estudantes, promovendo valores de cooperação, de relações solidárias e de respeito ao meio ambiente. No entanto, ambientalistas têm demonstrado sua insatisfação com a postura do governo brasileiro em relação a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que recebe duras críticas internacionais, a aprovação do Código Florestal que enfraquece a proteção da nossa biodiversidade, a isenção de IPI para automóveis poluentes, entre outras. A cidadania ambiental aqui vem sendo claramente desrespeitada, como pouco espaço para diálogo.

Resoluções como estas de tornar obrigatório os conhecimentos dos problemas socioambientais, assim como as propostas de soluções, se arrastam desde a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, que já estabelecia que a educação ambiental deveria ser ministrada a todos os níveis de ensino, objetivando capacitá-la para a participação ativa na defesa do meio ambiente. Na nova resolução vemos frases de efeito como “O reconhecimento do papel transformador e emancipatório da Educação Ambiental torna-se cada vez mais visível diante do atual contexto nacional e mundial em que a preocupação com as mudanças climáticas, a degradação da natureza, a redução da biodiversidade, os riscos socioambientais locais e globais, as necessidades planetárias evidencia-se na prática social.” A educação se dá pelo exemplo e não por decreto! Assim como governos anteriores, o da presidente Dilma Rousseff ainda não assumiu o compromisso de proteção do meio ambiente e nem com a educação de qualidade, tendo em vista que mais de cinqüenta universidades federais estão em greve por melhores salários para os professores, reestruturação do plano de carreira e condições de trabalho.

Numa política clara que estimula o consumo desenfreado, levando o endividamento a inadimplência de milhares de brasileiros, o governo demonstra sua incoerência ao tratar da questão ambiental. Quanto mais consumismo, mais uso de recursos naturais não renováveis e de energia, conseqüentemente, mais poluição e degradação ambiental. Matemática simples que não bate com lógica da preservação! Concluí-se, assim, que os dois termos “educação” e “ambiental”, ainda estão sem interação e que não podem ser sustentados somente por discursos e retóricas.

O lado bom da resolução é que esta deverá provocar o debate interno nas instituições de ensino, onde se espera que professores e administradores estabeleçam medidas necessárias para mudanças nas grades curriculares defasadas com a questão ambiental. Preocupação maior está no ensino superior, onde ainda predomina o ensino tecnológico “duro”, onde o foco é a produtividade. O cenário poderia ser melhor se nossos líderes mundiais tivessem assinado o documento da Rio+20, com metas estabelecidas e comprometimentos. Infelizmente, perdemos mais uma oportunidade do exemplo que educa!

Prof. Dr. Eloy F. Cassagrande Jr., Coordenador do Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

EcoDebate, 03/07/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “Educação Ambiental obrigatória ajudará o Brasil a ser mais sustentável? por Eloy F. Cassagrande Jr.

  • Pois é. Muito oportuno o artigo prof. Eloy. Penso que para a cidadania ambiental realmente fazer parte do nosso dia a dia não devemos esperar muito do Estado. Precisamos, sim, nas funções que exercemos, divulgar idéias, leis necessidades e conscientizar pessoas. Aí no Paraná vcs são ótimo exemplo com a Agenda 21 Estadual e a Agenda 21 na Universidade. Isso sem falar da Agenda 21 da Engenharia, que não sei se caminhou satisfatoriamente, que tinha como projeto trabalhar nos curriculuns das escolas de engenharia….Não podemos desistir!

  • Saudações a todos,

    De fato um outro aspecto que devemos analisar é que esta incluído no que chamamos de Educação Ambiental? Afinal o que mais falta neste mercado de trabalho é pessoas totalmente despreparadas e em todas as áreas, e neste caso um aspecto que formará a concepção das pessoas no futuro próximo, então esses pequenos cidadãos devem ter uma consciência mais holística, dos apenas na reciclagem, e de fato a reciclagem é um dos maiores males desta sociedade ao contrário do que parece, devemos descartar menos, aproveitar mais…

    Abraço a todos e vamos em frente!

    Fernando Ap. Baron.

Fechado para comentários.