EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Cúpula dos Povos: Brasileiro consome cinco quilos de agrotóxicos por ano, mostra estudo

 

veneno

A venda de agrotóxicos no Brasil em 2010 teve um aumento de 190% em comparação a 2009. Isso significa que cada brasileiro consome cerca de cinco quilos de venenos agrícolas por ano. Os dados fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), baseado em informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo foi apresentado no sábado (16) na Cúpula dos Povos pela médica sanitarista Lia Giraldo da Silva Augusto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ela credita o aumento na venda dos agrotóxicos ao bom momento do mercado agrícola, puxado principalmente por uma forte demanda chinesa. O produto que mais recebe venenos é a soja transgênica, que precisa do glifosato para produzir, em um tipo de “venda casada”, explicou a pesquisadora.

“Este ano a Abrasco decidiu construir um dossiê sobre o tema do agrotóxico e os impactos na saúde e no meio ambiente. O trabalho marca os 40 anos de Estocolmo [primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente], os 20 anos da Eco92 e os 50 anos do lançamento do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson.”

Segundo a médica, o uso de agrotóxicos no Brasil faz parte do modelo produtivo adotado na agricultura nacional. “Este modelo da agroindústria é todo sustentado no pacote da revolução verde, que é baseada em uma agricultura químico-dependente. O agrotóxico é parte desse modelo. Por causa disso, desde 2008 o Brasil ocupa o primeiro lugar no consumo de agrotóxicos, segundo dados levantados pela Abrasco na Anvisa.”

Os dados podem ser acessados na página da Abrasco.

Reportagem de Vladimir Platonow, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 18/06/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

3 thoughts on “Cúpula dos Povos: Brasileiro consome cinco quilos de agrotóxicos por ano, mostra estudo

  • Isso é Brasil, mostrando cada vez mais sua eficiência quando o assunto é, desobedecer as leis.

  • Maíra Posteraro Freire

    Olá! Por favor, corrijam o link do site da ABRASCO. O endereço é http://www.abrasco.org.br

    Cara Maíra, agradecemos o alerta e informamos que o link foi corrigido. Gratos, redação do EcoDebate.

  • Brasileiro consome 5 kg de agrotóxicos por ano? Este título está meio equivocado! Seria mais correto afirmar que são aplicados nas lavouras brasileiras uma dose equivalente a 5 kg de agrotóxicos por brasileiro por ano. O título da uma idéia de que os brasileiros “consomem” os agrotóxicos.

Fechado para comentários.