EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Relatório da ONU sugere mecanismos fiscais e de crédito para incentivar práticas sustentáveis

 

Com 56 recomendações para ajudar a pôr em prática o conceito de desenvolvimento sustentável, o relatório das Nações Unidas (ONU) ‘Povos Resilientes, Planeta Resiliente – Um Futuro Digno de Escolha’ teve sua versão em português lançada, em 17/5, no Rio.

O documento foi elaborado pelo Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global da ONU e divulgado em janeiro deste ano, na Etiópia. É resultado de um grupo de trabalho formado por 22 autoridades, entre elas, a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira.

Entre as recomendações, a publicação de 154 páginas destaca a criação de indicadores para mitigar mudanças climáticas, sugere mecanismos fiscais e de crédito para incentivar práticas sustentáveis e também a eliminação de subsídios a combustíveis fósseis.

A menos de um mês da Conferência Rio+20, o documento pede a integração dos custos sociais e ambientais, além de mais engajamento da iniciativa privada em temas ligados à sustentabilidade.

Participam da divulgação do relatório a ministra Izabella Teixeira, o secretário executivo do painel da ONU, Janos Pasztor, e o embaixador André Corrêa Lago, chefe da divisão de políticas de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável do Ministério das Relações Exteriores.

Para acessar o resumo executivo do relatório ‘Povos Resilientes, Planeta Resiliente – Um Futuro Digno de Escolha’, acesse: http://www.onu.org.br/docs/gsp-resumo.pdf

Para acessar a íntegra do documento ‘Povos Resilientes, Planeta Resiliente – Um Futuro Digno de Escolha’, acesse: http://www.onu.org.br/docs/gsp-integra.pdf

Reportagem de Isabela Vieira, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 22/05/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Relatório da ONU sugere mecanismos fiscais e de crédito para incentivar práticas sustentáveis

  • Os “SALVADORES DO PLANETA”!

    Não sei porque o planeta continua – e continuará – sendo destruído…

Fechado para comentários.