EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Veta Tudo Dilma: Em Defesa do Código Florestal. Por Luiz Zarref

 

O projeto que altera o Código Florestal brasileiro, votado nesta semana na Câmara dos Deputados, representa a pauta máxima ruralista. A bancada apoiadora do agronegócio e defensora daqueles que cometeram crimes ambientais mostrou sua coesão e conseguiu aprovar um texto de forma entrelaçada, comprometendo todo o projeto.

O texto está de tal forma que se a presidenta Dilma Rousseff vetar partes dele, continua a mesma coisa. Exemplo: se vetar a distância mínima de floresta recuperada na beira de rios que ficou em 15 metros – atualmente é de 30m – o texto ainda fica sem nenhuma menção de recuperação nestas áreas. O turismo predatório em mangues também fica permitido, segundo o projeto.

Os ruralistas também aproveitaram para dificultar o processo de Reforma Agrária, com a restrição de dados governamentais para a população e até mesmo com a tentativa de anular as áreas improdutivas por desrespeito ao meio ambiente, tal como manda a constituição.

O pousio, ou seja, o descanso que se dá a terra cultivada, ficou sem qualquer restrição de tempo e de técnica. Isso acaba com o conceito de área improdutiva. O texto viabiliza as áreas que estavam paradas desde a década de 1990 com regeneração de florestas. São 40 milhões de hectares nesta situação.

Além disso, os ruralistas fragilizaram o Cadastro Ambiental Rural, de forma que a população não tenha acesso aos dados, escondendo todos aqueles que cometem crimes ambientais e ferindo o princípio da transparência governamental para a sociedade.

A presidenta Dilma tem até a semana que vem para anunciar seus vetos, mas movimentos sociais e organizações ambientalistas já estão mobilizados para que a presidente derrube integralmente o projeto que saiu do Congresso Nacional.

A presidenta tem nas mãos ainda vasto apoio de parlamentares, organizações camponesas, sindicatos, sociedades científicas, entidades da igreja pelo veto global.

O papel dos setores progressistas é fazer pressão, enfrentar ideologicamente os ruralistas e criar um clima para que a presidenta Dilma faça o veto completo desse projeto. O meio ambiente e a Reforma Agrária estão seriamente comprometidos com esse texto que sai do Congresso Nacional.

Por Luiz Zarref
Dirigente da Via Campesina Brasil

Artigo socializado pelo MST Informa e publicado pelo EcoDebate, 21/05/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

4 thoughts on “Veta Tudo Dilma: Em Defesa do Código Florestal. Por Luiz Zarref

  • #VETATUDODILMA. Nada neste código é digno de constar como lei, ele é lesa-pátria e encomendado por aqueles que querem ver nosso país na vanguarda do atraso, sendo um mero produtor de commodities para a engorda de gado e população alheias…

  • Olha o nome do website: extremismo a toda prova. Coincidência ou provocação.?
    A lei é uma porcaria? Vetar a lei vai resolver alguma coisa? Ter uma lei muito bonita para os alienígenas vai resolver alguma coisa para nós brasileiros?

    A lei não exatamente o de que o Brasil precisava e nem merecia, mas quem lê o texto do projeto de lei, vê que é muito melhor do que está. A Presidente Dilma não é irresponsável como muitos pensam. Ela não se impressionar com os ambientalistas extremados que exigem qualidade de água limpa, ar puro, alimentos sadios (todos produzidos no meio rural), mas devolvem esgotos, lixo e muita poluição. Não podemos ficar fazendo de conta, enganando todo mundo. Abaixo os extremistas de plantão. Vamos preservar e vamos produzir. Bom senso para todos.

    Nota do EcoDebate: E, certamente, dentre os ‘extremistas de plantão’ deve-se destacar a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), cujos cientistas e pesquisadores nada (?) sabem sobre o assunto [veja SBPC e ABC encaminham documento criticando o texto do novo Código Florestal]

  • tenha bom senso voçe, sr. José de Castro de que lado voçe está.

  • Peço desculpas senhor Jose,mas vc nao entende de Leis e muito menos de Código Florestal as vezes é melhor ficar calado!!

Fechado para comentários.