EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Açafrão pode ser um auxiliar na perda de peso, artigo de Frederico Lobo

 

Açafrão pode ser um auxiliar na perda de peso, artigo de Frederico Lobo

O tema açafrão já foi abordado aqui na Liga da saúde pelo Dr  Telmo Diniz, no texto O poder do Açafrão, mas como semanalmente surgem estudos sobre esse promissor tempero e seus princípios ativos, acho que vale a pena um novo o post sobre o tema. Dessa vez correlacionando a curcumina com obesidade.
Um estudo realizado pela University Health Network,  de Toronto, Canadá mostrou que a curcumina, componente ativo do açafrão, pode bloquear (pelo menos em ratos) vias bioquímicas lipogênicas, ou seja, bloquear o ganho de peso, mesmo em uma dieta com 45% de gordura.
Durante 28 semanas, administraram em ratos uma dieta rica em gordura (45%), no outro grupo uma dieta pobre em gorduras. Subdividiram o grupo com dieta rica em gordura e uma parte recebeu curcumina, outro grupo não.
O estudo evidenciou que no grupo que recebeu curcumina ocorreu:
  • redução das chances de desenvolver resistência insulínica (ou seja, melhorou a sensibilidade à insulina)
  • redução da glicemia
  • redução do ganho de peso espero pela dieta ser rica em gordura, ou seja menos massa gorda.
Os achados corroboram com outro estudo feito em 2010, coordenado por Moshen Meydani, do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana da Universidade Tufts, de Boston. O estudo foi feito com animais: um grupo de ratos foi alimentado com uma dieta balanceada (grupo de controle), outro com uma dieta com alta quantidade de gordura e um terceiro com a mesma dieta alta em gorduras acrescida de suplementos com curcumina em doses relativamente baixas (1,5 mg a 1,75 mg por dia). Após 12 semanas, o peso e a distribuição de gorduras nos ratos foi avaliada. Resultado: o grupo de ratos que recebeu o suplemento de curcumina ganhou menos peso e gordura corporal do que o grupo submetido à dieta rica em gorduras não acrescida do “tempero”, embora os dois tenham recebido as mesmas quantidades diárias de gorduras e calorias.

O grupo que ingeriu curcumina também obteve índices menores de triglicérides, colesterol, gordura no fígado e açúcar no sangue.

Os pesquisadores ainda não sabem se a quantidade de açafrão normalmente usada em receitas com o ingrediente é suficiente para bloquear o complexo desenvolvimento de tecidos gordurosos no organismo humano. O próximo passo é determinar a eficácia do uso dietético do açafrão para a redução do peso em seres humanos. Uma colher de chá de açafrão tem aproximadamente 2,2 g.
Embora ainda não se saiba exatamente qual quantidade de açafrão teria efeito sobre o ganho de peso, há duas informações conhecidas sobre o tempero: na ingestão do açafrão isoladamente, apenas uma pequena quantidade de curcumina é absorvida pelo organismo; em contrapartida, consumir simultaneamente açafrão e pimenta (piperine), aumenta muito a biodisponibilidade da curcumina.
Juntar os dois temperos é uma ideia duplamente boa ? Pelo menos para quem gosta de comidas bem temperadas. Além de ajudar na absorção da curcumina, a pimenta por si só também contribui para o controle do peso, tem ação termogênica, pois aumenta a sensação de saciedade, evitando o consumo elevado de alimentos em uma refeição.
Bibliografia
Artigo1: Curcumin Prevents High Fat Diet Induced Insulin Resistance and Obesity via Attenuating Lipogenesis in Liver and Inflammatory Pathway in Adipocytes
Autores: SHAO, W, et al.
Periódico: PLoS One. v.07, n.01
Ano: Jan/2012
Artigo2: Curcumin Inhibits Adipogenesis in 3T3-L1 Adipocytes and Angiogenesis and Obesity in C57/BL Mice1–3
Autores: MEYDANI, M; et al.
Periódico: Journal of Nutrition. v.139, n.5, p.919-925,
Ano: Mai/2009

Artigo enviado pelo Autor e originalmente publicado no blogue Ecologia Médica – Liga da Saúde

EcoDebate, 26/04/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa