EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Força Nacional dará proteção ao Ibama e ao ICMBio no Pará

 

A Força Nacional de Segurança Pública garantirá segurança aos fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) nas ações contra o desmatamento e comércio ilegal de madeira nos municípios de Novo Progresso e Altamira, no estado do Pará. A medida, publicada ontem (18) no Diário Oficial da União, foi autorizada pelo Ministério da Justiça.

A decisão foi tomada depois que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse haver “vulnerabilidade e necessidade de apoio” para os agentes na região. O apoio da Força Nacional será por 90 dias, podendo ser prorrogado caso haja necessidade.

De acordo com o Ibama, as equipes fiscais nessas regiões são constantemente ameaçadas e envolvidas em confrontos. Como os órgãos não têm poder de polícia, é necessário que o Estado faça a segurança para os agentes.

Em março deste ano, agentes ambientais foram vítimas de uma emboscada durante uma operação, quando foram abordados por dois homens encapuzados que portavam armas automáticas, na BR-163 em Cachoeira da Serra, Novo Progresso. Houve troca de tiros entre os suspeitos e os policiais militares que faziam a escolta dos agentes, mas ninguém ficou ferido.

Matéria da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 19/04/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa