Canasvieiras, Florianópolis-SC: Estação de transbordo na beira da praia, por Ana Echevenguá

 

A rua Heitor Bittencourt é curtinha. Três quadras que levam ao mar de Canasvieiras, na Ilha da Magia (Florianópolis, SC).
Belo, exuberante, convidativo!

Além de gente, essa ruazinha também leva à praia veículos que transportam caiaques e barcos, os produtos de venda nas barracas e bares da praia…

Deveria ser melhor cuidada; mas não é…

Canasvieiras, Florianópolis-SC: Estação de transbordo na beira da praia

A COMCAP – Companhia Melhoramentos da Capital – empresa que é regiamente paga para recolher o lixo da Ilha da Magia – elegeu a esquina da Heitor Bittencourt (com o mar) como depósito temporário de parte do lixo recolhido na praia. Sobre a calçada do Edifício Costa Nativa. Ou seja, transformou a esquina numa estação de transbordo improvisada.

E o que ocorre? Sacos com o lixo recolhido na areia da praia ficam ali, gerando mau cheiro e chorume – aquele líquido preto com alto teor poluente.

E este chorume escorre para a areia e o mar.

Com a ausência de coleta no feriadão da Páscoa, a ‘estação de transbordo’ ficou cheia, como podem observar nas imagens feitas hoje pela manhã (09/04/2012).

A equipe da COMCAP que efetua a coleta na praia é eficiente. Trabalhadores simpáticos, atenciosos e que cumprem o seu dever. Conversei com eles e me disseram que recebem ordens de empilhar o lixo naquela esquina. Além disso, é a única rua desse canto da praia que permite a passagem do veículo por eles utilizado.

Canasvieiras, Florianópolis-SC: Estação de transbordo na beira da praia

Acostumados com essa situação, os demais usuários – moradores e turistas – da rua vão deixando seu lixo por ali, num terreno baldio que ali existe…

Ou seja, estão ampliando a ‘estação de transbordo’.

Sei que não adianta falar de crime ambiental num lugar com Fiscalização Zero; numa cidade cujo patrimônio natural está sendo destruído a cada ano.

Mas isso é mais um dos tantos crimes ambientais praticados por aqui e que envolve questões de higiene e de saúde pública…

Até quando seremos coniventes com isso?

Ana Echevenguá – advogada ambientalista – OAB/SC 17.413
ana@ecoeacao.com.br Instituto Eco&Ação – www.ecoeacao.com.br

EcoDebate, 12/04/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

Top