EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Vídeo mostra o que está por trás da reforma do Código Florestal

 

De onde vem a força do agronegócio?
© Paula Watson/ WWF-Brasil

“De onde vem a força do agronegócio?” mostra, de maneira didática, quem ganha e quem perde na estruturação e financiamento do agronegócio brasileiro. O vídeo foi lançado na quarta-feira (29/2) durante café-da-manhã da Frente Parlamentar Ambientalista, na Câmara dos Deputados.

Baseado em análise das pesquisadoras Regina Araujo, doutora em geografia pela universidade de São Paulo, e Paula Watson, também formada em geografia pela USP, o vídeo é a expressão gráfica da análise textual. Confira a produção apoiada pelo WWF-Brasil abaixo.

Texto e vídeo mostram que o Brasil é o segundo maior exportador individual de produtos agrícolas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, ambos com a produção apoiada na monocultura “Nossas leis ambientais estão em construção desde a década de 1930, e até agora não provocaram nenhum impedimento ao espantoso crescimento do agronegócio”, lembram as pesquisadoras.

“Grandes agricultores querem fazer a sociedade crer que a produção agrícola brasileira, entre as potências agrícolas, fazem do agronegócio o porto- seguro da economia brasileira. No entanto nosso modelo agrícola não é ambientalmente sustentável, não favorece a sociedade, a agricultura familiar e colocará em risco grande parte da biodiversidade , risco que hoje é controlado pela legislação ambiental brasileira. Daí o interesse em alterar o Código Florestal e favorecer ainda mais o grande agricultor”, mostra a animação.

A disseminação do vídeo ao maior número de pessoas tornará possível a reflexão e maior compreensão sobre o que está em jogo na reforma do Código Florestal Brasileiro e porque essa reforma é tão prejudicial à sociedade como um todo.

Ajude-nos a divulgar o vídeo por meio de blogs, link em seus perfis das redes sociais, ou mesmo conversando sobre o assunto em casa, no trabalho e com amigos.

Informe do WWF Brasil, publicado pelo EcoDebate, 05/03/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

3 thoughts on “Vídeo mostra o que está por trás da reforma do Código Florestal

  • Fernando Madueño

    É um absurdo que o agro negócio consiga pautar a politica ecológica no uso do solo do nosso país ! A natureza já começou a dar o troco, fruto dos absurdos degradadores assinados pelo homem e sua cobiça ,e ainda teremos que suportar este descalabro relativa ao projeto do novo código Florestal Brasileiro ?

  • leticia de Assução j.

    fico preocupada pela natureza sim, mas e as famílias que sobrevivem em um pequeno espaço de terra,e ao contrario dos EUA n recebem nada do governo, e mais o código massacra as floresta e essas famílias mas aprova um projeto de irrigação contra a seca resumo no final de tudo o povo ainda vai dizer obrigado

  • O kilo do feijão a R$ 6,00, o brasileiro tendo de comprar água em garrafas plásticas e o agronegócio voltado para ´´bio combustível´´ e soja para exportação e alimentação de gado bovino. Temos prejúizos irreverssíveis do Aqífero Guarany que vai de Goiás aos nossos vizinhos do cone sul.
    Se fizermos uma viagem de Pirenópolis, aonde nascem as duas grandes bacias, do Prata e Tocantins rumando sul, vamos até Campinas São Paulo só canavial.
    Os danos causados ao Aquífero Guarany nos últimos 20 são irreparáveis graças a contaminação existente no mesmo.
    O Brasil vive um genocídio sem precedentes.

Fechado para comentários.