EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Trigo perderá produtividade em um mundo mais quente

 

[Por Henrique Cortez, para o EcoDebate] Poderia ser muito mais difícil do que pensávamos para alimentar a todos em um mundo mais quente. Imagens de satélite do norte da Índia revelaram que as temperaturas extremas estão reduzindo a produtividade das plantações de trigo. Além do mais, os modelos climáticos usados para prever os efeitos do aquecimento global na oferta de alimentos, podem ter subestimado o problema.

No celeiro da Índia, a planície do Ganges, o trigo de inverno é plantado em novembro e colhido quando as temperaturas sobem na primaveira. David Lobell , da Universidade Stanford, na Califórnia, usou nove anos de imagens do satélite de observação da Terra MODIS para monitorar quando o trigo nesta região passou de verde a marrom, um sinal de que o grão não está mais crescendo.

Este estudo [Extreme heat effects on wheat senescence in India, Nature Climate Change, DOI: 10.1038/nclimate1356] revelou um efeito muito mais significativo das temperaturas elevadas sobre a produção do que estimado em estudos anteriores. Lobell previu que as perdas de rendimento, em planícies do rio Ganges, serão cerca 50% maiores do que o estimado em outros modelos existentes, no cenário de aquecimento médio de 2º C .

Trigo é a segunda maior cultura agrícola do mundo e fornece 1/5 da proteína vegetal do mundo, de acordo com CIMMYT, um laboratório de trigo baseado no México. A perda de rendimento do trigo é uma grande ameaça para a segurança alimentar.

Modelos baseados em estudos de menor escala, em áreas quentes de trigo como a Austrália, sugerem que o rendimento cai de 5% para cada 1º C a mais na temperatura média de 14º C.

Dois terços do trigo nos países pobres e 23% nos países ricos – quase metade da colheita mundial total – está em risco devido ao aquecimento, diz Hans-Joachim Braun do CIMMYT. Estimativas anteriores sugeriam que até 2050, o aquecimento pode reduzir as safras de trigo em 30% em lugares como a Índia – um número que agora, diante deste novo estudo, pode ser considerado como otimista.

Extreme heat effects on wheat senescence in India
David B. Lobell/Adam Sibley/J. Ivan Ortiz-Monasterio
Nature Climate Change (2012) doi:10.1038/nclimate1356

EcoDebate, 30/01/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa