EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo mostra que produção agrícola cresce com queda no desmatamento

 

Pesquisadores analisaram tendências de uso da terra na floresta amazônica em Mato Grosso

Não há nenhuma contradição entre diminuir o desmatamento e aumentar a produtividade agrícola. É o que mostra um estudo [ Decoupling of deforestation and soy production in the southern Amazon during the late 2000s ] publicado na última edição da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Matéria em O Estado de S.Paulo, com informações adicionais do EcoDebate.

Os pesquisadores analisaram as tendências de uso da terra na floresta amazônica do Estado de Mato Grosso.

Entre 2006 e 2010, o desmatamento na região caiu para 30% da média histórica de 1996 a 2005. Ao mesmo tempo, a produtividade agrícola atingiu o ápice do período estudado.

De 2001 a 2005, o aumento da produtividade da soja pode ser explicado exclusivamente pelo aumento da área plantada, principalmente pastos convertidos em lavouras (74%) e florestas desmatadas (26%). Na segunda metade da década, a produtividade da soja cresceu 78%. Quase um terço desse porcentual pode ser explicado pelo aumento de produtividade das lavouras já existentes.

Além disso, a maior parte da expansão das fronteiras agrícolas da soja (91%) ocorreu em regiões já desmatadas. As razões apontadas para a mudança são políticas eficazes para estimular o uso sustentável da terra.

Decoupling of deforestation and soy production in the southern Amazon during the late 2000s
Published online before print January 9, 2012,
doi: 10.1073/pnas.1111374109 PNAS January 9, 2012

EcoDebate, 10/01/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa