EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Última década foi a mais quente desde 1850, diz a Organização Meteorológica Mundial (OMM)

 


Áudio: Última década foi uma das mais quentes da história – O alerta é da ONU na 17ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que acontece desde segunda-feira, em Durban, na África do Sul. Representantes de 190 países estão reunidos para discutir a renovação do protocolo de Kyoto, que prevê a redução da emissão dos gases do efeito estufa. O encontro prossegue até 9 de dezembro. Apresentação América Melo

Nos últimos 13 anos, o mundo viveu os dias mais quentes registrados em uma década e meia, segundo Organização Meteorológica Mundial (OMM), que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), com base em dados colhidos desde 1997. De acordo com especialistas, o aumento das temperaturas no planeta foi causado pelo aquecimento global que ameaça ilhas, zonas costeiras, populações e colheitas.

“A nossa ciência é sólida e prova inequivocamente que o mundo está aquecendo e que esse aquecimento resulta das atividades humanas”, disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

“As concentrações de gases de efeito de estufa na atmosfera apresentam novos números e um aumento médio de 2 a 2,4 graus centígrados nas temperaturas globais.”

Mas o ano de 2011 é considerado o décimo ano mais quente desde 1850 – data em que começaram a ser registadas medições científicas das temperaturas. Pela análise, o período 2002 a 2011 pode ser comparado ao de 2001 a 2010 como a década mais quente desde 1850.

O relatório foi apresentado durante a 17ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, em Durban, na África do Sul. De acordo com o documento, a temperatura média da última década (2002 a 2011) foi superior em 0,46 grau centígrado.

Os cientistas, no relatório, analisam ainda que fenômenos, como o La Niña e o El Niño, resultam do aquecimento global. Às vésperas da conferência em Durban, uma tempestade foi registrada na região causando seis mortes e vários feridos, destruindo casas e deixando desabrigados.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Lílian Beraldo

Reportagem de Renata Giraldi*, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 30/11/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa