EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Seminário IEA/USP – Código Florestal: o conflito entre a produção e a conservação ambiental

 

No dia 29 de setembro (quinta-feira), a partir das 14h, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, realiza-se o seminário “O Código Florestal Brasileiro: Entre a Produção e a Conservação Ambiental“. O objetivo do encontro é reunir especialistas e integrantes da sociedade civil para discutir a proposta de revisão do Código Florestal em tramitação no Senado Federal. O seminário é organizado pelo Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA.

Segundo o coordenador do evento, Wagner Costa Ribeiro, do IEA e da FFLCH, se for confirmado no Senado, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados pode inviabilizar o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito-estufa sugeridas pelo governo federal na Conferência de Copenhague de 2009, além de diminuir drasticamente as áreas de preservação de vegetação original, o que representa uma série ameaça à conservação ambiental no Brasil, e reduzir as fontes de pesquisas de material genético.

Os expositores do seminário serão: Fabio Feldmann, da Fabio Feldmann Consultores, ex-deputado federal, ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e ex-secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade; José Eli da Veiga, professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, onde é pesquisador do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa), e orientador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP; e Marcio Astrini, do Greenpeace, onde coordena a campanha sobre o Código Florestal, tendo trabalhado nos últimos anos nas campanhas da madeira e da pecuária da organização.

O CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: ENTRE A PRODUÇÃO E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Data: 29 de setembro, quinta-feira, às 14h
Local: Sala de Eventos do IEA-USP, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar,
Cidade Universitária, São Paulo
Transmissão: ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo
Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

EcoDebate, 27/09/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Seminário IEA/USP – Código Florestal: o conflito entre a produção e a conservação ambiental

  • Só há conflito entre produção e constervação amiental quando há GANÃNCIA: pressão e manipulação políticado nosso Governo pelas indústrias químicastransacionais que financiam fortemente as campanhas eleitorais, amarrando e corrompendo a política nacional, obrigansdo produtores – fazendeiros à usarem sementes trangências em combinação com agrotóxicos, tudo isso com isenções e incentivos fiscais, aprovado pelos eleitos do ‘nosso’ governo.

    Não precisamos depender desses artifícios. O produto trangênico quimicalizado (envenenado) só mostra competitividade porque depende dos subsídios e estímulos que os ‘nossos’ políticos aprovaram: isenção fiscal parcial (até total em alguns casos).

    Isso tudo é uma deturpação da Democracia.
    Invéz de ‘eleito pelo povo’, passa a ser ‘eleito pelas indústrias químicas’ transacionais.Isso deve ser revisto.

    Tem que haver uma trava nesxse cíclo vicioso.
    É interessante assistir o vídeo documental e educativo abaixo. O nosso sistema Judiciário precisa desfazer os nós que estas empresas fizeram no nosso sistema político-governamental. Me baseio no documentário abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=KxY8Vxzfb-4&feature=related

Fechado para comentários.