Massacre ‘silencioso’: Desde 2007 são 30 mil pessoas assassinadas e 20 mil desaparecidas no Rio de Janeiro

Parentes e amigos de mortos e desaparecidos no Rio fazem manifestação em Copacabana

A orla de Copacabana foi o local escolhido por centenas de manifestantes para protestar contra o assassinato de 30 mil pessoas desde 2007 e o desaparecimento de 20 mil no Rio de Janeiro. Com roupas pretas e máscaras com rostos de desaparecidos e vítimas da violência, o grupo fez uma marcha do início ao fim do calçadão e fincou 3 mil rosas com fitas pretas, em sinal de luto pelas vítimas de homicídios, além de uma cruz de 4 metros de altura.

A finalidade também foi chamar a atenção para a ineficiência da polícia e a morosidade da Justiça. Segundo o presidente da organização, Antônio Carlos Costa, da Organização não governamental Rio de Paz, a elucidação desses crimes não passa de 8%. “É ridículo que 92% dos homicidas não sejam punidos. E essa impunidade incentiva a violência. Foram cerca de 800 pessoas que vieram aqui demonstrar sua indignação.”

Uma das reivindicações do grupo é o julgamento e punição dos assassinos do menino Juan, de 11 anos, morto em um confronto entre policiais militares e traficantes na Baixada Fluminense, há pouco mais de um mês. O corpo do menino apareceu em um rio.

Entre os parentes de vítimas da violência estavam os da engenheira Patrícia Franco, que desapareceu em junho de 2008 e do menino de 5 anos João Roberto morto por policiais também em 2008.

Reportagem de Flávia Villela, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 01/08/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

Um comentário em “Massacre ‘silencioso’: Desde 2007 são 30 mil pessoas assassinadas e 20 mil desaparecidas no Rio de Janeiro

  1. Os temas abordados pelo EcoDebate deveriam ser leitura obrigatória nas Universidades deste país, um dos últimos lugares para discussão de idéias de influência social e política do país.

    Parabéns a todos que organizam e socializam as notícias.
    Prof. Dr. Elio Ferrato

    Resposta do EcoDebate: Prezado Prof. Dr. Elio Ferrato, agradecemos o apoio e a generosidade para com nosso trabalho. Acreditamos, sinceramente, que um outro Brasil é possível e necessário e, por isto, mantemos nosso conteúdo centrado em temas ligados às questões socioambientais, dosando cidadania e meio ambiente como questões centrais dos grandes debates. É por isto que mantemos debate permanente sobre o modelo de desenvolvimento.

    Um abaço, da Redação do Portal EcoDebate

Comentários encerrados.

Top