EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

China proíbe Bisfenol-A (BPA) e ameaça infratores com a pena de morte

Governo chinês ameaça utilizar a pena capital a fim de evitar o uso de substância química associada a doenças como câncer, infertilidade, aborto, obesidade e puberdade precoce

O Ministério da Saúde da China, juntamente com cinco outras entidades governamentais, anunciou ontem a proibição do uso de bisfenol A (BPA) na produção de mamadeiras a partir de 1 de junho (amanhã). Além disso, a partir de setembro também será proibida a importação e a venda de mamadeiras que contenham o químico dentro do país. Quem infringir a lei poderá ser condenado à pena de morte.

Segundo as declarações de Pequim, violações a esta lei serão punidas severamente e a Suprema Corte deverá impor a pena capital para quem seja condenado por crimes à segurança alimentar que resultem em fatalidades humanas. Representantes governamentais também pediram mais rigidez por parte das agencias de alimentos na fiscalização dos fabricantes de mamadeiras para garantir que se adaptem à nova medida.

O bisfenol A é usado na fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de bebidas e de alimentos. Segundo pesquisas, pode provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade. Por conta disso, já foi banido no Canadá, na Costa Rica e em toda a União Europeia. Nos Estados Unidos, vários estados e cidades já proíbem o uso do químico em produtos infantis.

União Europeia, EUA e Brasil

Recentemente, a União Europeia anunciou que, até o fim do ano, o bisfenol A será proibido em todos os países da comunidade. A fabricação de recipientes com BPA foi proibida a partir de março de 2011 e a importação e venda serão proibidas também a partir de 1 de junho (amanhã).

Nos Estados Unidos, na semana passada, a agência de alimentos e medicamentos (FDA, na sigla em inglês) confirmou que o BPA está presente em revestimentos internos de latas. Foi a primeira vez que um órgão de representação nacional admitiu o perigo do químico no país, apesar de muitos estados e cidades já terem proibido.

No Brasil, o deputado do PV, Alfredo Sirkis, apresentou no começo de 2011 um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que prevê a proibição do bisfenol A e outros componentes químicos presentes em embalagens plásticas e mamadeiras. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Fonte: Food Production Daily – 31/05/2011

Colaboração de Fabiana Dupont e Fernanda Medeiros, do sítio Tao do Consumo, para o EcoDebate, 02/06/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “China proíbe Bisfenol-A (BPA) e ameaça infratores com a pena de morte

  • Até que enfim alguns Paìses estao levando a sério esta contaminaçao do BPA enquanto o Brasil continua discutindo se deve ou nao continuar permitindo a formulaçao deste veneno quìmico e de outros produtos tòxicos para o agronegòcio sem se preocupar se, enquanto està se discutindo os efeitos destes sobre pessoas e meio-ambiente, se espalham cada vez mais em todo o territòrio nacional e nos Paìses importadores dos produtos provindos de alimentos contaminados. Porque as Autoridades competentes nao se preocupam em controlar que os agrotòxicos adulterados e muitas vezes sem identificaçao dos componentes( como os que foram encontrados na fàbrica da NUFARM do BRASIL em Maracanaù-CE) sejam destruidos em vez de serem “recondicionados” ou “reformulados” com outros nomes? Isso jà aconteceu vàrias vezes permitindo aos fabricantes “dar sumiço” dos estoques destes venenos quìmicos que irao acabar novamente na mesa dos consumidores. Serà que a Governo da China, ameaçando com a pena de morte os infratores, vai se preocupar também de controlar quais as matérias que
    algumas fàbricas chinesas exportam para as fàbricas de agrotòxicos do Brasil ( como foi o caso da Nufarm de Maracanaù) apesar de ter sido vetada a importaçao por parte do Brasil? E serà que vai controlar se a carne bovina que irà importar do Brasil està isenta de contaminaçao pelo fato que no Brasil se utilizam agrotòxicos formulados com muitos venenos quìmicos extremamente tòxicos? Padre Angelo Pansa- Delegado ICEF (Internacional Court of the Environemnt Foundation)

  • Caros Colegas,

    estaremos compartilhando este artigo na nossa postagem desta noite da Série Insanidade Ambiental -um assunto relevante no momento que estamos editando a Série sobre a China,

    abraços – Adilson.

Fechado para comentários.