EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Código Florestal: Substitutivo mantém moratória de multas, mas com inscrição em cadastro

Em acordo com o governo, o relator do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo, manteve em seu texto a interrupção das multas de proprietários rurais que se inscreverem no cadastro de regularização ambiental (CAR), a ser instituído pelo governo. A inscrição deverá ocorrer em até um ano após a criação do CAR. Com as alterações, o relator acredita em uma votação sem muitos destaques. “Tudo que fizemos foi para buscar uma votação o mais consensual possível”, ressaltou.

Um decreto presidencial que obriga o registro de reserva legal e que vence em 11 de junho, segundo lembrou Aldo, fará com que milhares de agricultores fiquem na ilegalidade e sujeitos às multas por crimes ambientais.

“Se esse projeto não for votado e não for à sanção até 11 de junho, a presidente da República não terá outra alternativa a não ser reeditar o decreto, suspender novamente as multas e a averbação da reserva legal. Se for aprovado o projeto, em vez de ir ao cartório para averbar a reserva legal, como é hoje, ele vai ao órgão ambiental e se cadastra no programa de regularização declarando a sua disposição de atender às exigências da lei nesses dois quesitos: reserva legal e APP”.

Apesar das concessões do relator e do governo, o texto ainda sofre críticas de ambientalistas e cientistas, que pedem o adiamento da votação.
Continua:

Reportagem – Maria Neves e José Carlos Oliveira
Edição – Maria Clarice Dias

Reportagem da Agência Câmara de Notícias publicada pela EcoDebate, 03/05/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Código Florestal: Substitutivo mantém moratória de multas, mas com inscrição em cadastro

  • CADASTRO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL.
    Este é outro tópico que gostaria de comentar.
    LEIS PARA NÃ SEREM CUMPRIDAS.
    1º – O governo ainda vai criar o tal cadastro – Quando ?
    Conhecemos a eficiência do governo quando trata de questões ambientais.
    2º – O agricultor irá de livre e esponânea vontade declarar os seus erros.
    3º – Uma vez inscrito no cadastro, declarando que pretende cumprir a lei, que orgão ambiental fará a verificação in loco do comprometido?
    3º – Será o carcomido e dilapidado IBAMA?
    Não por seus laboriosos funcionários, mas sim pela falta de vontade política do governo.
    O orgão hoje carece de tudo, sem viaturas terrestres e aquáticas, sem dinheiro para combustível, sem dinheiro para diárias, sem que seus analistas sejam ouvidos pelas instancias superiores do orgão, desmotivados – das multas aplicadas menos de 2% são recolhidas – teve recentemente contingenciado pelo governo, nada mais nada menos que 30 milhões do seu orçamento para atender estes quesitos.
    Sendo assim e assim sendo,esta será mais uma LEI PARA NÃO SER CUMPRIDA.

Fechado para comentários.