EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Subcomissão da Câmara dos Deputados vai acompanhar atividades da Conferência Rio+20

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou na última quarta-feira (27) a criação de subcomissão para acompanhar as atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012.

O autor do requerimento, deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), ressalta a importância das discussões a fim de se definir um marco institucional para o desenvolvimento sustentável. “Será, sem dúvida, um grande desafio, ainda mais quando vemos que as políticas públicas voltadas para as mudanças climáticas não evoluem nos fóruns da ONU”, disse Sirkis.

Agenda 21
O deputado espera que uma série de outras convenções importantes criadas na Rio 92 – como a da biodiversidade, por exemplo – tenha avanços na implementação; e que a própria Agenda 21 também possa avançar.

O coordenador editorial do portal EcoDebate, Henrique Cortez, afirma que o agravamento dos problemas ambientais mostra que os erros cometidos após a Rio 92 não poderão ser repetidos agora. “Em 92, quando foi feita a Carta da Terra, foram assumidos vários compromissos por todos os países e eu diria que 90% dos compromissos não foram cumpridos. Ao longo desse tempo, os processos de crise – como escassez hídrica, mudanças climáticas, aquecimento global, aquecimento dos oceanos, extinção, perda de biodiversidade e inúmeros outros fatores – se agravaram muito. Então, agora, na Rio+20, com certeza, esse é um balanço que será feito”.

Além do balanço, Cortez também aguarda a formulação de uma agenda para o futuro, baseada em um modelo concreto de desenvolvimento socialmente justo e economicamente inclusivo e sustentável. “A impressão, não só do movimento ambientalista, mas do planeta como um todo, é que, se os países não fizeram a lição de casa ao longo desses 20 anos, nós não temos opção nos próximos 30 anos. Hoje, a ciência, no caso das mudanças climáticas, já diz que em 2050 nós chegaremos a um ponto sem retorno. Então, agora é a hora de se parar para pensar e começar a assumir compromissos que sejam cumpridos rapidamente.”

A redução das emissões de CO2 e outros gases causadores do efeito estufa é um desses compromissos aguardados pelo movimento ambientalista.

Rio+20
A Conferência Rio+20 tem como objetivo renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, 20 anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

Serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco na estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável.

Sirkis acrescentou que a Rio+20 insere-se na longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais as Conferências de 1972 em Estocolmo, na Suécia; e de 2002, em Joanesburgo, na África do Sul.

Segundo Sirkis, a subcomissão também estará atenta às atividades paralelas à convenção, como é o caso da Cúpula dos Povos para o Desenvolvimento Sustentável, que vai reunir ONGs e entidades socioambientais de todo o mundo.

A data de instalação e definição da mesa do colegiado ainda será definida.
Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Regina Céli Assumpção

Reportagem da Agência Câmara de Notícias, publicada pelo EcoDebate, 28/04/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Subcomissão da Câmara dos Deputados vai acompanhar atividades da Conferência Rio+20

  • Sou uma cidadã residente no Rio de Janeiro e acompanho á cada passo dessa comissão na questão do desenvolvimento sustentável.
    Louvo as preocupações dessa comissão principalmente nas questões das mudanças climáticas, na verdade elas são frutos da destruíção e a não preservação do nosso tesouro.
    O Brasil tem que trabalhar e muito. Acredito que essa comissão possa dá partida ao aceleramento dos projetos, porque infelizmente muitos ficam parados e engavetados nas mesas. porque muitos ainda têem os descasos de não votar á favor de um projeto que vão solucinar problemas futuros.
    O nosso Planeta está agonizando de fome da consciência dos homens. Acredito que essa comissão possa unir as cabeças pensantes deste país para uma melhor caminho e também pela qualidade de vida aos nossos habitantes, salvando toda criação.
    O trabalho dos senhores acredito que irá abrir um enorme leque de trabalho e de melhor conhecimento à todos principlamente na questão do desenvolvimento sustentável para as novas gerações, e por outro lado freiar todas as agreções que estão visíveis. Nas cabeças dos ignorantes não há preocupações, o que mais fazem e poluir e sujar os nossos rios, mares, mata entre outras destruíções. Como por exemplo; O crescimento de favelas em morros que até hoje não teve nesse país uma política de controle dessas casas desordenadas, sem saniamento básico, causando muitos problema sociais. Esas gentes invadem as nossas matas e morros jogando o lixo e esgoto a sol aberto, e na maioria vão direto para os rios, lagoas e mares.
    Na verdade essa população marginal vivem sem o conhecimento e por outro lado tem sido um jogo para interesses eleitoreiros de maus politicos, que usam o direito de se eleger com proposta imediatistas que não somam ao país somente um interesse eleitoreiro.
    Muda Brasil! Educação é o melhor caminho. O conehcimento para todos, mesmo o anafabeto tem o direito de saber o que é bom para ele e para o Planeta.
    Uma grande maioria que vivem marginalizadas que se multiplicam como ratos, são os que mais sujam, por outro lado o povo que vive embaixo vivem assustados sem saúde e sem segurança, é uma classe massacrada que mais pagam os impostos. Por outro lado os que vivem nas favelas são os maus assistidos, e precisam serem educados com a interação de uma cidade que pede socorro.
    O melhor caminho ainda é a educação para todos repassando “O Conhecimento” é a grande solução para a preservação de todos.
    Na questão da gordura ela é um fator corrosivo nas tubulações principlamente nos condomínios, prédios comerciais e residenciais principalmente nos restaurantes que ganham seus dinheiros e que mais entopem os esgotos. A grande maioria não limpam devidamente suas caixas de gorduras, o que deveriam serem fiscalizados de 06 em 06 meses.
    Será que as Cia(s) de tratamento de água e esgoto de cada Estado, fazem sua parte corretamente?
    Há controle e fiscalização por parte dessas comissões ou do governo?
    Ah! Prezados Senhores: Na minha visão tem muitos trabalho á fazer. Espero que minha participação de cabeça pensante possa somar no caminho do “Bem Comum”.
    Agradeço por ter lido minha opinião e que seja somado para alguma coisa nessa comissão, ainda desejando-lhes um bom trabalho que cada um possa fazer suas partes com vontade e determinação. E que também possa criar diretrizes de fiscalizações necesarias punindo os agressores e também os inconsequentes, doe a quem doer, criando leis para punição dessa conduta, dentro das leis de proteção ambiental ao meio ambiente.
    Fiscalizar e punir ainda são os grandes freios para o controle de uma civilização.
    É preciso que o Brasil acelere essa corrida com a visão global para o crescimento das novas gerações, porque a fila cresce.
    Acredito que essa comissão á frente o Brasil vai dá passos largos no crescimento de uma “Nação Gigantestica que D’us nos deu gratualmente e nos confiou”.
    É preciso investir macissamente em propagandas, pela Tv para uma melhor concientização do lixo. Educar é o melhor caminho do conhecimento. Porque muita gente vivem em cidades, mas em seus mundinhos não estão preocupados com o outro e nem mesmo para preservação do Planeta, elas caminham com suas máscaras vigindo de ser um ser social dentro desse espaço chamado planeta, parecem que vivem de um lado e o planeta do outro, e assim vão sujando a cidade jogando papel no chão.
    Acredito que cada um deverá fazer sua parte, e o Brasil certamente vai fazer sua parte porque fomos escolhidos por D’us para ser o “Seleiro e oPulmão do Mundo” não podemos desviar dessa corrente de luz, e energia do criador. Teremos que está à frente dessa corrida com grande amor em nossos corações, numa visão global de esperança a todas as criaturas.
    Vamos! Seguir e caminhar em passos largos nesse grande objetivo de salvar o nosso planeta dando as mãos aos “homens de boa vontade” no caminho da luz e das soluções, trabalhando em harmonia porque certamente os anjos vão dizer amém.
    Desejo á todos dessa comissão os cabeças pensantes deste país, que tenham a melhor conciencia para melhor servir, trabalhando com objetivo do caminho do bem, sem ganança, porque o planeta tem fome de justiça.
    Senhores Parlamentares e dirigentes dessa comissão que D’us os abençoe nessa tarefa, porque ela é uma das mais brilhantes de visão global, porque já são visíveis os sinais de alerta.
    O planeta pede socorro!
    Sucesso pelo trabalho de todos.
    uma cidadã.

Fechado para comentários.