EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Para construir a usina hidrelétrica de Belo Monte, a empresa Norte Energia terá que desmatar 500 km2 da floresta amazônica

Se não for controlado, desmatamento indireto causado por Belo Monte pode passar de 5 mil km²

Para construir a usina hidrelétrica de Belo Monte, a empresa Norte Energia terá que desmatar 500 km2 da floresta amazônica. Mas uma obra desse porte modifica a dinâmica econômica na região, e pode estimular mais desmatamentos.

Uma das condicionantes impostas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na licença prévia de Belo Monte é um estudo para avaliar e mitigar esse impacto indireto que a usina pode causar. Para entender melhor a questão, o site Amazonia.org.br conversou com um dos pesquisadores do estudo, Paulo Barreto, do Imazon.

Barreto explica que o desmatamento indireto causado por Belo Monte, nos próximos 20 anos, pode ser de 800 km2, em um cenário mais otimista, e até 5.316 km2, em um cenário de forte desmatamento, como o registrado no ano de 2005.

Para controlar o desmate, o estudo sugere a criação de várias unidades de conservação, além de aumentar a fiscalização e punição de crimes ambientais.

A entrevista é de Bruno Calixto e publicada pelo sítio Amazonia.org.br, 25-04-2011.

Eis a entrevista.

Como podemos definir “desmatamento indireto”?

Um investimento de grande porte tende a estimular imigração e aumenta a circulação de capital localmente. Estes dois fatores tendem a estimular a demanda por produtos agropecuários, que por sua vez estimula o desmatamento. Ou seja, é um estímulo indireto. Esse desmatamento não contabiliza a área desmatada diretamente para a instalação da obra, como a área do reservatório e dos canteiros de obras.

O estudo apresenta diferentes cenários, em que o desmatamento varia de 800 km2 para até 5.316 km2. Você poderia explicar a diferença entre esses cenários?

A partir de análises históricas selecionamos duas variáveis que poderiam afetar a taxa de desmatamento. Primeiro, os dados históricos mostram que o aumento da população aumenta o desmatamento. Segundo, o histórico também mostrou que a influência da população pode ser atenuada conforme a intensidade da fiscalização. Para projetar a taxa futura, consideramos então dois níveis de imigração (74 mil e 96 mil pessoas) e duas tendências de taxas de desmatamento influenciadas pela fiscalização. Assim, chegamos a quatro cenários com o projeto. Depois comparamos estas projeções no cenário sem o projeto – ou seja, com o crescimento da população sem intensa imigração e as duas tendências de taxa de desmatamento.

Combinando a tendência do desmatamento mais baixa do período 2006-2009 com as projeções de população com o projeto, projetamos que seriam desmatados em torno de 800 km2 adicionais em 20 anos. Já considerando a tendência do desmatamento mais elevada do período 2000-2005, projetamos que seriam desmatados de 4.408 km2 a 5.316 km2 adicionais, dependendo do nível de imigração. Isso se o governo e a empresa não tomarem medidas concretas para controlar.

A principal mudança para estimular o desmatamento na região seria a imigração?

Sim, neste caso. Em outros casos a abertura de estradas pode também estimular o desmatamento; mas neste projeto a região em torno do projeto já tem uma rede densa de estradas.

Quais são as medidas que governo e empresa devem tomar para evitar esse desmatamento?

Apontamos que para mitigar seria necessário criar várias Unidades de Conservação e aumentar fortemente a fiscalização e punição de crimes ambientais. Por exemplo, estimamos que seria necessário dobrar o número de imóveis ilegais embargados e triplicar o valor de multas emitidas para manter a taxa de desmatamento pelo menos igual à situação sem o projeto. Portanto, para evitar o desmatamento seria necessário uma ação muito efetiva e ampla tanto da empresa quanto do governo.

(Ecodebate, 27/04/2011) publicado pelo IHU On-line, parceiro estratégico do EcoDebate na socialização da informação.

[IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Para construir a usina hidrelétrica de Belo Monte, a empresa Norte Energia terá que desmatar 500 km2 da floresta amazônica

  • O desmatamento oficial, segundo documento já acordado entre governo e Eletronorte, seria de 519 inicial. Só que o real ficará em 668Km² informe-se sobre isso, pois a situação é mais grave do que a maioria da população imagina. A volta grande do Xingu, que comporta aproximadamente 150 km de rio, vai quase que secar: ficará transformado em um laguinho, de água parada, o que fará com que o ecossistema todo mude, e uma vez que muda, muitas espécies de fauna e flora vai entrará em decomposição liberando muitos gases; o rio Bacajá, que é afluente do Xingu, vai secar de um todo, de forma que de uma margem a outra chegará a no máximo um palmo de largura. E tudo isso sem falar que, dos 4 troncos lingüísticos existentes no país, 3 estão na Volta Grande do Xingu. Aos órgãos competentes, pessoas influentes fica um apelo de mais um anônimo: BELO MONTE NÃO! Belo Monte, se existir, tornar-se-há um Belo Monstro isso sim.

Fechado para comentários.