EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Ciência e Meio Ambiente, artigo de Aroldo Cangussu

[EcoDebate] Na concepção popular, a cor verde está relacionada com o meio ambiente, dando a entender que a preservação da Natureza refere-se somente às florestas. Muita gente, quando sabe que eu trabalho com projetos ambientais, pergunta se sou engenheiro florestal. O próprio partido político ligado às causas ambientais é denominado Partido Verde.

Mas, o tema “meio ambiente” não pode ser intrinsecamente conectado aos problemas de desmatamento e manutenção das árvores e maciços florestais. O meio ambiente é absolutamente tudo o que nos cerca e é de todas as cores: azul, amarelo, marrom, preto, vermelho e tudo mais.

Todas as ciências, de uma maneira ou outra, se relacionam com o meio ambiente. Vamos iniciar o assunto com a rainha das ciências, a matemática. Segundo Gilberto G. Garbi, vivemos em um mundo altamente dependente da matemática e que ela está presente em tudo à nossa volta. Consequentemente, se tudo o que nos rodeia pode ser definido como meio ambiente, então este é também matemático. “O universo parece ter sido desenhado por um matemático puro” (James Jeans – 1877/1946).

A Física, também, está presente em quase todos os momentos de nossa vida. A própria palavra “Física” tem sua origem no termo grego physiké, que significa “natureza”. Na verdade, a Física é a ciência que estuda a Natureza e tem a preocupação de nos levar ao conhecimento dos fenômenos naturais.

Relacionarei, a seguir, os diversos campos do conhecimento humano que tem forte interação com o meio ambiente: Educação, Espiritualidade, Cultura, Opinião Pública, Mídia, Terceiro Setor, Negócios, Indicadores, Consumismo, Energia, Relações Internacionais, Agricultura e Pecuária, Cidades, Trabalho, Riscos, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e Governança.

Desses campos do conhecimento relacionados acima, atualmente, talvez o que mais seja motivo de interpretações, temas de debates, artigos na imprensa e preocupações mundiais seja a Energia. Em uma sociedade altamente dependente do fornecimento de energia, elétrica ou de combustíveis fósseis, o assunto está na primeiríssima ordem dos interesses globais, porquanto ela é crucial para o funcionamento cotidiano do nosso mundo globalizado.

Não poderia deixar de mencionar a questão da energia nuclear, pois ela está na berlinda após os terríveis acontecimentos catastróficos do Japão, quando um terremoto seguido de um tsunami devastou a área onde se localizam algumas das mais importantes usinas nucleares daquele país provocando vazamentos radioativos e prejudicando a população.

Assim, o meio ambiente não é só manter as florestas – que é importantíssimo e vital para a nossa sobrevivência – mas também preocupação com todos os campos do relacionamento humano.

* Aroldo Cangussu é engenheiro e ex-secretário de meio ambiente de Janaúba e diretor da ARC EMPREENDIMENTOS AMBIENTAIS LTDA.

EcoDebate, 12/04/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa