EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Alemanha: Mais de mil fazendas do país que tinham ovos e carnes com dioxina tiveram de ser fechadas

UE pede à Alemanha verificação sobre exportações de produtos contaminados – A Comissão Europeia pediu às autoridades alemãs nesta terça-feira, 4, que verifiquem se o país exportou ovos e carnes contaminados com dioxina (composto químico obtido a partir de processos de combustão de cloro) para outras nações da União Europeia (UE), depois que mais de mil fazendas da Alemanha tiveram de ser fechadas na última segunda-feira por esse motivo. Reportagem da Agência EFE.

O Executivo comunitário transmitiu a mensagem às autoridades do país em uma conferência telefônica com representantes das duas partes nesta manhã, segundo informou o porta-voz da área de Saúde, Frédéric Vincent. “Até onde sabemos, esse problema só afeta a Alemanha, mas pedimos às autoridades que comprovem se exportaram produtos para outros lugares, sejam ovos, carnes ou qualquer outro item”, disse.

Vincent considera que “é cedo demais” para que a comissão se pronuncie a favor de proibir a Alemanha de exportar produtos desse tipo. Por enquanto, as autoridades do país devem esclarecer o fato e tomar as medidas necessárias, informando pontualmente sobre elas ao Executivo comunitário.

Mais de mil de fazendas de galinhas, porcos e perus em cinco Estados da Alemanha foram fechadas na última segunda-feira após detectar-se que muitas delas tinham comprado produtos com dioxina, embora as autoridades garantam que essa contaminação “não representa um risco para o consumo humano”.

As primeiras pesquisas oficiais assinalam que a origem da dioxina se encontra em um fabricante de biodiesel de Emden, na Baixa Saxônia. Essa mesma empresa forneceu supostamente ácido graxo contaminado a um fabricante de comida para animais, que produziu toneladas de alimentos.

Reportagem da Agência EFE, no Estadao.com.br

EcoDebate, 05/01/2011


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.