EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Veneno à nossa mesa: PF prende 13 acusados de contrabando e comércio ilegal de agrotóxicos

A Polícia Federal em Maringá (PR) prendeu ontem (1º) 13 integrantes de uma quadrilha acusada de contrabando e comercialização ilegal de agrotóxicos. Na Operação Dose Única, deflagrada na madrugada, foram apreendidas 6,5 toneladas de agrotóxicos. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Campo Mourão, onde as investigações se iniciaram há cerca de seis meses.

Segundo o delegado Alexander Dias, que coordena as operações, foram descobertas ramificações da quadrilha no oeste do Paraná e na Bahia. Apenas um dos 14 mandados de prisão ainda não foi cumprido, em Cascavel. As prisões ocorreram em Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra e na Bahia, na região de Luís Eduardo Magalhães.

O delegado disse que os agrotóxicos eram adquiridos no Paraguai e transportados no meio de cargas lícitas. Segundo ele, além do prejuízo causado pelo não pagamento de impostos, há o risco de os agrotóxicos contrabandeados não serem eficientes no controle de pragas. Eles causam ainda danos à saúde humana e ao meio ambiente, por não serem submetidos aos rigorosos testes a que estão sujeitos os produtos legalmente vendidos no País.

Os integrantes da quadrilha serão indiciados por violação dos artigos 334 e 288 do Código Penal, além do Artigo 15 da Lei de Agrotóxicos, com pena prevista de um a quatro anos de prisão.

Reportagem de Lúcia Nórcio, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 02/12/2010


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Veneno à nossa mesa: PF prende 13 acusados de contrabando e comércio ilegal de agrotóxicos

  • Qual o laboratório que efetua os controles dos agrotóxicos produzidos pela NUFARM do BRASIL em Maracanaú (Fortaleza-Ceará)? E o que vai ser feito pelas 2.300 toneladas de agrot´xicos adulterados que estão ainda em estoque naquela fábrica? Como Delegado do ICEF ( Fundação Corte Internacional do MeioAmbiente ) estou procurando obter a prova laboratorial do produto que foi misturado ao Nufarm
    2,4-D na Terra do Meio (Pará) cujos efeitos são semelhantes aos que aconteceram no Vietnam quando da utilização do “Agente Laranja” . Foi a época em que apareceu este veneno químico a base de DIOXINAS também no Brasil para efetuar desmatamento no Pará, Mato Grosso e Paraná. Padre Angelo Pansa.

Fechado para comentários.