EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Banco do Brasil vai vetar crédito rural para produção de soja em área desmatada

O Banco do Brasil (BB) vai deixar de oferecer crédito a produtores de soja que plantem em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia. O banco, maior financiador rural do país, aderiu ontem (1) à Moratória da Soja, iniciativa de empresas e organizações não governamentais (ONG) assinada em 2006 para boicotar a soja produzida em terras desmatadas recentemente.

O compromisso assinado pelo BB inclui o veto ao financiamento da produção de soja em áreas desmatadas a partir de julho de 2006 no bioma Amazônia, a exigência de regularização ambiental das propriedades para a concessão de financiamento e abertura de linhas de crédito para recuperação de reserva legal e áreas de preservação permanente (APPs).

A adesão do BB foi assinada pelo vice-presidente de Agronegócios, Luis Carlos Guedes Pinto, em reunião na manhã de hoje com os coordenadores do Grupo de Trabalho da Soja (GTS), Paulo Adario, do Greenpeace, e Carlos Lovatelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Junto com a pecuária, a soja ainda é um dos principais vetores do desmatamento na Amazônia. No entanto, nos últimos anos, as medidas de restrição de crédito a proprietários com irregularidades ambientais têm contribuído para a redução da derrubada no bioma. A nova taxa anual de desmatamento da Amazônia Legal – de 6.451 quilômetros quadrados – divulgada hoje, confirmou a tendência de queda e é a menor dos últimos 22 anos.

Reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 02/12/2010


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Banco do Brasil vai vetar crédito rural para produção de soja em área desmatada

  • Leila Maria Rinaldi Vieira

    O Brasil é, graças a Deus, um país de lavoura rica e onde “em se plantando dá”.
    Condição que enche de orgulho os brasileiros e de “ganância” muitos de nossos produtores de soja e de outros produtos da terra.
    Estamos no século 21 e não dá mais para sentir tanta diferença entre as classes sociais. Digo isto porque, se formos analisar a questão da terra, no país, é provável que vejamos, cada vez mais, reclamações constantes dos que não tem terra, vendo o aumento das condições daqueles que possuem grande parte da mesma, com leis que, mesmo buscando o bem estar da população, ajudam uns em detrimento de outros.
    Vemos, por exemplo, a questão da oferta do estilo de vida, que estabelece diferença entre políticos e não políticos. Devido a este tipo de pensamento que me ocorre, gostaria de saber quantos dos nossos políticos e ex-políticos detém, as maiores glebas de terra no Brasil.
    Para eles que têm o poder em mãos, fica fácil saber o que fazer para ganhar, dos que não são políticos, os direitos ofertados pelo governo.
    Esta colocação, se verdadeira, é injusta e, atrapalha muitas vezes o bem do país, buscado por leis.
    Leila

Fechado para comentários.