EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

As muitas faces do preconceito que tentamos esconder, artigo de Pedro Luiz Teixeira de Camargo

preconceito
Imagem: motoboysdobrasil.com.br

[Ecodebate] Ao se ler os absurdos que a estudante paulista de direito Mayara Petruso escreveu no twitter logo após a vitória da presidente eleita Dilma Rousseff, xingando tanto os nordestinos quanto os beneficiários do bolsa-família todos tendem a ficar indignados com tamanho preconceito.

Porém quando paramos para pensar nas diversas formas de preconceito que se tem por aí será que estamos imunes de preconceito? Será que este e um caso isolado em nosso país?

Infelizmente não, esta é só uma das formas virtuais de preconceito, mas a intolerância está presente em nosso dia a dia, por mais que não queiramos.

Darei alguns exemplos: Quando se conta piadas sobre negros, mulheres, homoafetivos e nordestinos (ou índios ou argentinos) será que não se está disseminando o racismo, a homofobia, o machismo e a xenofobia?

Em nosso país, ao contrário, por exemplo, dos EUA, não existe um preconceito tão aberto como naquele país onde instituições como Ku-Klux-Klan e Tea Perty ainda participam do dia a dia daquele país.

No Brasil, o preconceito assume o pior dos lados, é um preconceito velado, onde a partir das atitudes e falas é que se consegue notar quão preconceituoso é nosso povo.

Mas, apesar da maior parte do preconceito ser velado, ainda hoje temos em nosso país grupos de radicais como neonazistas e skinheads que disseminam preconceitos, e pior, muitas das vezes são capazes de assassinar negros e gays, sobre o pressuposto de uma supremacia racial inexistente.

O pior, sem dúvida, é a sociedade fingir que isso não existe e ficar calado achando ser isto uma frescura de uma minoria, ou ainda chegando ao ponto de se negar o preconceito, como chegou a fazer o juiz Edilson Rumbelsperger Rodrigues, da comarca de Sete Lagoas (MG), ao dizer que a Lei Maria da Penha (aquela lei que pune os homens que agridem mulheres) é “um feminismo exagerado”.

Como é difícil para as pessoas assumirem seus preconceitos, fica também difícil combatê-los, ainda mais quando percebemos que a maior parte dos preconceitos é respaldada pela sociedade, como por exemplo, o preconceito contra os homoafetivos, que as próprias instituições religiosas contribuem para sua disseminação.

Acredito que o primeiro passo para vencermos esta barreira cultural chamada preconceito, perpassa por nossas atitudes como cidadãos, quando evitamos piadinhas e trocadilhos preconceituosos e atitudes de intolerância de qualquer tipo, estamos contribuindo para uma sociedade mais igualitária, buscando a mais difícil de todas as revoluções, a revolução anti- preconceito.

* Pedro Luiz Teixeira de Camargo (Peixe), Biólogo pela UFOP/MG, especializando em Educação Tutorial pela UFF/RJ. Atualmente é Professor de Ciências e Biologia da rede municipal de ensino de Ouro Preto.

EcoDebate, 18/11/2010

Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Fechado para comentários.