EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Debate Político: falácia e despreparo, artigo de Gilberto Barros Lima

[EcoDebate] A disputa eleitoral para a escolha de um novo presidente continua acirrada, as pesquisas deixaram a desejar quando elegeram antecipadamente a candidata petista Dilma Roussef sem que houvesse a necessidade do segundo turno. Erros à parte, os candidatos José Serra e Dilma Roussef estão se digladiando pela preciosa conquista dos votos da verdejante Marina da Silva, dos indecisos e daqueles que optam pelo voto nulo.

Eleição é assim. Voto obrigatório. Promessas e mais promessas. Somos reféns de políticos que apenas se utilizam de nossa omissão, descontentamento e da falta de interesse pelas causas mais importantes da sociedade.

O verbete Debate, conforme a maioria dos dicionários, é definido como “uma discussão entre duas ou mais pessoas sobre um tema”. Embora o significado da palavra seja discutir, ou seja, apresentar argumentos que venham a convencer alguém ou uma determinada sociedade, o ato de debater requer muito mais que ruminar questões indecorosas, o debate vai além de outros aspectos, ele nos permite entender as posições ideológicas, os projetos de governo, as ideias que serão aplicadas e simplesmente é o espelho da dignidade, da moral e da ética de todos os envolvidos.

Não nos esqueçamos que o conteúdo que assistimos nesses debates políticos não é propriamente a política em si, mas suportamos às duras penas a politicagem barata que influenciam a mentalidade daqueles que ignoram a própria sorte em ser governado por um presidente despreparado.

O tema Debate Político tem revelado inúmeras atitudes irracionais de nossos candidatos à presidência da República. Toda vez que acontece um debate desse gênero, assistimos as mais grosseiras acusações e artimanhas para desmoralizar o outro.

Quem nunca se interessou por assistir o debate político vai se horrorizar completamente quando assim o desejar ouvir as propostas de governo, porque não saberá distinguir quem é o mais viável para obter o seu precioso voto. O eleitor interessado perceberá que nada mudou e que a política não deixou de ser uma profissão para corrupto, mentiroso e defensor de seus próprios interesses.

O debate político continua uma lástima, um caldeirão de maledicências, um despreparo total para que tenhamos um presidente com vergonha na cara suficiente para atender os anseios da sociedade. Queira ou não, cada acusação ou calúnia desferida pelos candidatos fazem parte do DNA de seus partidos, lamentavelmente as lições da democracia ainda engatinham na mentalidade de nosso ignorante povo.

A imaturidade e o despreparo dos candidatos são as provas cabais de que o Brasil ainda sonha com um líder desprovido da mentira, arrogância, prepotência e todos os adjetivos inadequados para uma pessoa pública.

Esse maravilhoso País não sabe escolher um candidato a sua altura, embora sejamos capacitados para isso, a realidade nos prova que amargaremos muitas decepções até conseguirmos a maturidade de discernir aquele político travestido de ovelha, quando na verdade esse próprio político, não passa de uma velha raposa.

Gilberto Barros Lima – Especialista em Relações Internacionais. E-mail: gbarroslima{at}yahoo.com.br

EcoDebate, 28/10/2010


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

3 thoughts on “Debate Político: falácia e despreparo, artigo de Gilberto Barros Lima

  • Eduardo Cotliarenco

    Lamentável o artigo acima, colocando os candidatos no mesmo saco. O articulista revela apenas o senso comum de que nenhum político presta. Eu como eleitor de Dilma me senti ofendido, pois tenho o senso incomum de analisar estatísticas e a atual realidade. Sou um cara esclarecido, haja vista que leio sempre o Ecodebate. O texto em tela paraece comentário de jornalista Global ou da Veja.

  • Em consonância com o Eduardo… e sendo brasileiro jamais admitirei quem quer que seja nos desclassifique como povo ou nação. Já que é um Especialista em Relações Internacionais, não larga o nosso osso. Pq será? Em consideração ao portal me limito. Apenas sugiro procurar uma pátria e tirar da sua “relação internacional” o nosso (onde vc não se inclui)Brasil.

Fechado para comentários.