EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Marina e a ‘onda verde’, artigo de Montserrat Martins

A senadora Marina Silva participa de reunião com representantes do PV. Foto ABr
A senadora Marina Silva participa de reunião com representantes do PV. Foto ABr

[EcoDebate] A duas semanas do segundo turno, nesse final de semana Marina se reúne com convencionais do PV de todo o país para uma tomada de posição conjunta. A agenda “por um Brasil Justo e Sustentável” foi apresentada para Dilma e Serra desde o dia 8 de outubro, para que se posicionem sobre dez temas considerados fundamentais.

Analistas políticos tentam decifrar o “fenômeno Marina” e a chamada “onda verde” que representou a maior votação da história do país em uma “terceira via” política, até o momento. Causam perplexidade os quase 20 milhões de votos (e 20 % dos votos válidos) pelo fato de Marina concorrer por um partido com estrutura pequena, o Partido Verde, sem que haja no país uma tradição de votos ligada à sustentabilidade. Daí, passaram os analistas a buscar na candidata outras características pessoais, atribuindo sua votação a questões religiosas, que foram promovidas ao centro dos debates.

Esqueceram de perguntar aos seus eleitores os motivos da preferência por Marina (talvez pelo descrédito em que caíram os institutos de pesquisa). Se o fizessem, encontrariam aí outros valores que tem sido colocados em plano secundário na política tradicional, como é o caso de um forte compromisso com a ética – que inclui também uma nova forma de comunicação com o público, propositiva e sem ataques pessoais aos demais candidatos.

Sim, é verdade que a candidata é maior que o seu partido e que não segue algumas posições anteriores deste – mas é mais verdade, ainda, que a causa verde no mundo inteiro se caracteriza pelo respeito às diferenças (um conceito de “biodiversidade humana”) e uma nova forma de fazer política, repudiando práticas autoritárias de todas as matizes ideológicas. Quando o PV se diz “à frente”, está falando não só de novas relações da economia com os recursos naturais, como também de novos modelos de relações humanas – o chamado “ambiente humano”.

É curioso que a tantos analistas políticos tenham passado desapercebidas tais afinidades pessoais de Marina com os verdes (do mundo inteiro) e principalmente com a população brasileira, ávida de mudanças na conduta de seus políticos. É como se nossos intelectuais, já tão acostumados aos “jogos do poder”, tivessem perdido a sensibilidade para detectar condutas que fogem ao tradicional – o que, por sua vez, os eleitores parecem haver reconhecido em Marina.

* Candidato do PV ao Governo do Estado do RS

Montserrat Martins, Psiquiatra, é articulista do EcoDebate.

EcoDebate, 15/10/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

5 thoughts on “Marina e a ‘onda verde’, artigo de Montserrat Martins

  • Pior que nem os analistas nem os 2 candidatos a presidencia viram isso, afinal agora estão discutinco religião e meio ambiente nos seus programas sem se tocar, que na realidade a maioria dos votos da Marina foram de pessoas indignadas com a politica atual, e que queriam uma mudança de verdade e não apenas uma promessa.

  • Para Marilena Chaui, professoa de Filosofia da USP, Serra representa a liquidação da democracia e dos direitos sociais.
    Serra é contra o direito de expressão ele conduz a desinformação para confundir. Enquanto 80% da opinião pública diz que o governo Lula e bom ou ótimo, a mídia diz que este é o pior governo do mundo.
    O Serra venceu em todas as regiões do agronegócio, as regiões do DEM , dos desmatamentos.
    Serra que acabar com o meio ambiente – Marina tem o PT e o PV no coração
    Depois de um operário na presidência do Brasil, um negro na presidência do pais mais poderoso do mundo agora é a vez de uma mulher na Presidência do nosso pais. Dilma compreende administração e política – governo e democracia. Ela é capaz de pensar a partir do que o outro diz…
    Veja depoimento da Folosofa MARILENA CHAUI em http://inaciovacchiano.wordpress.com/

  • Dr. Martins Montserrat, considero a Marina maior que qualquer partido. Ela é um ser integro, que se exerce por inteiro. Ela é do tamanho do seu sonho em fazer o melhor pelo ser humano incluído na Natureza, o que realmente é a única forma saudável de vida na Terra. Ela tem coragem e ousadia para ser ética e não se curvar ao velho jeito de fazer política de conchavos e conveniências pessoais e partidárias como sempre vimos acontecer neste país.
    Grata pelo texto imensamente lúcido e esclarecedor.
    Grande abraço,
    Zenn Bell

Fechado para comentários.