EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O Clima não é de Guerra, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Prof. José Eustáquio Diniz Alves
Prof. José Eustáquio Diniz Alves

[Ecodebate] As mudanças climáticas globais ameaçam a humanidade. O astrofísico Stephen Hawking afirmou, recentemente, que a raça humana vai desaparecer para sempre, caso não inicie a emigração da Terra e a colonização do espaço sideral nos próximos dois séculos. Hawking considera que o ser humano está destruindo o Planeta e o aquecimento global é uma ameaça real que seria impossível de ser detida, em decorrência do padrão de produção e consumo do mundo. Para não ter o mesmo destino dos dinossauros, os humanos precisariam procurar um novo lar.

Porém, devemos pensar em mudar o nosso modo de vida na Terra antes de levar os nossos equívocos para outros planetas. As guerras e o militarismo são sem dúvida as atividades mais poluidoras, improdutivas e desnecessárias para um futuro saudável. Grande parte da poluição, da degradação ambiental e da emissão de gazes do efeito estufa vêm do complexo industrial-militar, da manutenção de exercícios, marinha e aeronáutica e das guerras espalhadas pelo mundo. O ser humano perde vidas, perde tempo e perde oxigênio com as guerras, o terrorismo e o arsenal militar. A vida na Terra teria muito a ganhar com a paz e a desmilitarização do mundo.

[Leia na íntegra]
Segundo dados divulgados, em 02 de junho de 2010, pelo Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), houve um aumento da despesa militar mundial, em 2009, apesar da crise financeira . As despesas militares de todo o mundo, em 2009, totalizaram cerca de US$ 1.531.000.000.000 (um trilhão e quinhentos e trinta e um bilhões de dólares). Isto representou um aumento de 5,9% em termos reais em relação a 2008 e um aumento de 49% desde 2000.

Toda esta fortuna gasta em atividades improdutivas e de destruição poderia ser redirecionada para mudar a matriz energética do mundo, para mitigar e adaptar os efeitos do aquecimento global e para combater a fome e melhorar a qualidade de vida dos seres humanos e dos demais seres vivos da Terra. A metade destes gastos militares (765 bilhões de dólares por ano) já seria suficiente para promover a transição da economia de alto-carbono para a de baixo-carbono.

Os gastos militares e as despesas de manutenção das forças policiais nacionais são altamente poluidoras e apenas agravam os problemas do aquecimento global. Se estes recursos gastos em destruições e mortes fossem utilizados para mudar o padrão de produção e consumo do mundo, com certeza a humanidade poderia investir na defesa da biodiversidade, na melhoria da educação e no combate às situações de pobreza e vulnerabilidade da população mundial.

Enfim, para evitar as ameaçadoras mudanças climáticas é preciso dizer não à guerra e sim à paz. As guerras e as ações militares não fazem bem ao clima. O mundo precisa de amor generalizado pela vida de todos os seres do Planeta. O mundo não precisa de guerras. Só em clima de paz é possível encontrar soluções para os problemas ambientais da Terra. Como já disse John Lennon: All we are saying is give peace a chance (Tudo o que estamos dizendo é dê uma chance a paz)!

José Eustáquio Diniz Alves, colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; expressa seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves{at}yahoo.com.br

EcoDebate, 06/10/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Fechado para comentários.