EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Conservação da agrobiodiversidade para agricultores é tema de curso na Embrapa

Estão abertas até 1º de outubro as inscrições para o curso “Conservando a agrobiodiversidade junto aos agricultores” que a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, realiza, de 4 a 8 de outubro em Cruz das Almas, Bahia. Existem 20 vagas disponíveis para pesquisadores, agricultores e estudantes de graduação e pós-graduação.

A conservação da agrobiodiversidade junto aos agricultores, também conhecida por conservação on farm, é uma estratégia utilizada por populações tradicionais que, apesar de antiga, apenas recentemente foi reconhecida pela comunidade científica. “A maioria absoluta dos recursos genéticos do mundo permanece com as populações tradicionais, que continuam a conservá-los e melhorá-los, como sempre fizeram. Por isso, a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (TIRFAA), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), reconheceram a sua importância, buscando mecanismos para apoia-los”, explica Patricia Goulart Bustamante, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF) que vai ministrar o curso.

[Leia na íntegra] treinamento está sob a coordenação da pesquisadora Fernanda Vidigal Duarte Souza (Embrapa) e da professora Maria Angélica Pereira Carvalho Costa, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Será ministrado também como parte da disciplina Tópicos Especiais de Recursos Genéticos Vegetais, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (Embrapa/UFRB).

Aulas

As aulas serão de cunho teórico e prático e entre os assuntos abordados

estão os principais métodos para conservação on farm, como melhoramento participativo, unidades de conservação, conservação junto a populações indígenas e tradicionais e feiras de sementes. Ao final, os alunos vão elaborar um projeto de pesquisa.

O custo é de 120 reais e a ficha de inscrição está disponível em http://www.cnpmf.embrapa.br/destaques/Conservando_agrobiodiversidade.pdf

Mais informações com Marineusa Araújo, pelo telefone (75) 3312-8077 e marineus@cnpmf.embrapa.br

Colaboração da Jornalista Léa Cunha, Embrapa Mandioca e Fruticultura, para o EcoDebate, 29/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.