EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Nós fazemos parte da natureza, artigo de Benedicto Ismael C. Dutra

[EcoDebate] Ler e escrever são habilidades básicas e um exercício para a vida toda. Mas é preciso que os jovens também saibam compreender aquilo que leem. Outra disciplina fundamental é a de Ciências, porque fazemos parte da natureza e é importante sabermos como ela funciona. Física, Química e Biologia nos ajudam a entender o mundo onde vivemos. Geografia e História, classificadas como ciências humanas, também são excelentes maneiras de levar os jovens a compreender a atuação do homem ao longo dos séculos, a ocupação do planeta, a fundação das cidades e o desenvolvimento econômico. E tudo isso tem muito a ver com a Matemática, que envolve medidas, distâncias, valores e cálculos.

Enfim, para a boa compreensão de que fazemos parte da natureza, é necessário termos uma visão integrada do planeta, com seus mares, rios, florestas e montanhas, e seu imutável ciclo de transformação e renovação. A pureza do ar que respiramos, a água como o suporte da vida, a integração da fauna e da flora e o solo gerador de nutrientes para todas as espécies são elementos básicos para a educação fundamental.


Através dessa visão, surge a consideração por todas as espécies e pelos semelhantes, incentivando a paz e o progresso. Por outro lado, é preciso ter atenção. Devem ser evitados os ensinamentos dogmáticos. A compreensão da sequência lógica nos acontecimentos naturais é vital para o desenvolvimento do raciocínio claro e da reflexão intuitiva. Não há espaço para misticismo.

Os alunos precisam se basear em modelos adequados, até que, com seu próprio discernimento, assumam as atitudes que julgarem mais apropriadas. Eis aí a grande importância dos professores: eles devem ser capazes de mostrar a sua humanidade através das atitudes, pois máquinas para ensinar e entreter as crianças já existem aos montes. A presença do professor é indispensável, pois é sempre útil seguir as pegadas de quem abriu caminhos.

A natureza é o grande laboratório para o nosso aprendizado, além de ser o mais belo presente que a humanidade recebeu. Dela obtém-se a água que a tudo sustenta e os alimentos para conservação do nosso corpo. Com nossa inteligência e capacidade de transformação, conseguimos grandes avanços, mas a um custo muito grande para o planeta. A forma como exploramos as riquezas naturais, a falta de consideração para com o semelhante, e a quantidade de lixo que geramos chegou a um limite perigoso, ameaçando não apenas as várias espécies animais e vegetais, como também a nossa própria sobrevivência.

Estamos atravessando uma fase conturbada. As pessoas estão se perdendo pela falta de propósitos, o que demonstra a necessidade de fazermos profundas mudanças. Sem a contribuição da intuição e do bom senso, cometemos muitos erros. Já é visível o anseio por uma forma de vida menos desgastante, com mais alegria e cooperação, sem destruição do meio ambiente e que propicie a evolução real.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, é articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. Atualmente, é um dos coordenadores do www.library.com.br, site sem fins lucrativos, e autor dos livros Encontro com o Homem Sábio , Reencontro com o Homem Sábio, A Trajetória do Ser Humano na Terra e Nola – o manuscrito que abalou o mundo, editados pela Editora Nobel com o selo Marco Zero. E-mail: bidutra{at}attglobal.net

** Colaboração de Ticiane Araújo, para o EcoDebate, 26/07/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Nós fazemos parte da natureza, artigo de Benedicto Ismael C. Dutra

  • Adoro o ecodebate.É uma das maiores colaborações para o atual momento da humanidade e do Brasil.
    Por isto quero sugerir que ao final de cada texto, já que nos dizem que é de livre circulação, voces colocassem o recursos de encaminhar. Muito mais pessoas leriam e se conscientizariam de tantas escolhas, tantas coisas nesse atual momento de eleições no país.Peço isto porque como eu, que não sei usar muitos recursos da Internet (copiar, arquivar, eviar etc..) devem existir mmuitas outras pessoas na mesma situação.
    Como gostaria de de ter encaminhado a matéria sobre o que acontece nas comunidades que o priorizam como riqueza, também o texto sobre economia azul -para o atual momento ambos são primordiais. E o texto do médico que fala da consciencia interior? Meu Deuz são pessoas inspiradas que precisam ser mais conhecidas nas suas opiniões. Obrigada, ebs

    Resposta do EcoDebate: O recurso de encaminhamento existe e está operacional. Logo abaixo do título do artigo e/ou matéria há o campo [Envie este texto por Email] que permite o envio por email.

Fechado para comentários.