EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Novo estudo calcula que florestas tropicais são os maiores ‘sumidouros’ de CO2

floresta tropical

Florestas tropicais são maiores “máquinas” de absorver CO2 – As florestas tropicais, como a Amazônia, são as máquinas de fotossíntese mais eficientes do planeta. Um novo estudo internacional [Terrestrial Gross Carbon Dioxide Uptake: Global Distribution and Covariation with Climate] mostra que elas absorvem um terço de todo o gás carbônico que é retirado da atmosfera pelas plantas a cada ano.

Pela primeira vez, cientistas calcularam a absorção global de CO2 pela vegetação terrestre: são 123 bilhões de toneladas do gás por ano.

“É o dobro da quantidade de CO2 que os oceanos absorvem”, diz Christian Beer, do Instituto Max Planck para Bioquímica, na Alemanha. Ele é coautor do estudo, publicado na revista “Science”. Reportagem na Folha Online, com informações complementares do EcoDebate.


Selvas tropicais respondem por 34% da captura. As savanas, por 26%, apesar de ocuparem o dobro da área.

Um outro estudo [Global Convergence in the Temperature Sensitivity of Respiration at Ecosystem Level] , publicado na mesma edição da “Science”, mostrou que a temperatura influencia pouco na quantidade de carbono exalado pelas plantas quando elas respiram.

Havia temores de que o aquecimento global pudesse acelerar as taxas de respiração, fazendo com que florestas se convertessem de “ralos” em fontes do gás, agravando mais o problema.

Juntos, esses dados devem ajudar a melhorar os modelos climáticos, que dependem do conhecimento preciso do fluxo de carbono entre plantas, atmosfera, oceanos e fontes humanas do gás.

O trabalho de Beer também ressalta a importância das florestas secundárias na Amazônia como “ralos” para o CO2 em excesso despejado no ar por seres humanos.

Isso porque, apesar de absorverem muito carbono por fotossíntese, as florestas tropicais devolvem outro tanto ao ar quando respiram.

Florestas em regeneração, por outro lado, fixam muito mais carbono do que exalam.

O estudo usou dados de uma rede internacional, a Fluxnet, que reúne centenas de torres que servem como postos de observação pelo mundo, analisando os fluxos de CO2 na vegetação ao redor.

No Brasil há quase uma dezena de torres de fluxo, a maior parte delas instaladas na Amazônia.

“Mas ainda sabemos pouco, por exemplo, sobre pontos de transição abrupta ligados ao clima, como florestas em savanização”, diz o biólogo Antonio Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. “E ainda existem ambientes pouco mapeados, como pântanos e brejos.”

Terrestrial Gross Carbon Dioxide Uptake: Global Distribution and Covariation with Climate
Christian Beer, Markus Reichstein, Enrico Tomelleri, Philippe Ciais, Martin Jung, Nuno Carvalhais, Christian Rodenbeck, M. Altaf Arain, Dennis Baldocchi, Gordon B. Bonan, Alberte Bondeau, Alessandro Cescatti, Gitta Lasslop, Anders Lindroth, Mark Lomas, Sebastiaan Luyssaert, Hank Margolis, Keith W. Oleson, Olivier Roupsard, Elmar Veenendaal, Nicolas Viovy, Christopher Williams, F. Ian Woodward, and Dario Papale
Published online July 5 2010; 10.1126/science.1184984 (Science Express Reports)

Global Convergence in the Temperature Sensitivity of Respiration at Ecosystem Level
Miguel D. Mahecha, Markus Reichstein, Nuno Carvalhais, Gitta Lasslop, Holger Lange, Sonia I. Seneviratne, Rodrigo Vargas, Christof Ammann, M. Altaf Arain, Alessandro Cescatti, Ivan A. Janssens, Mirco Migliavacca, Leonardo Montagnani, and Andrew D. Richardson
Published online July 5 2010; 10.1126/science.1189587 (Science Express Reports)

EcoDebate, 10/07/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

8 thoughts on “Novo estudo calcula que florestas tropicais são os maiores ‘sumidouros’ de CO2

  • E agora colegas? como é que fica? É certo que florestas jovens retiram mais CO²? Tal como a cana e florestas cultivadas? esclareçam, por favor.

Fechado para comentários.