Organizações preparam cartilha para que educadores estimulem jovens a preservar o meio ambiente

cuidando do nosso planetinha

Três organizações não governamentais preparam o lançamento da cartilha Investigando a Biodiversidade: Guia de Apoio aos Educadores do Brasil. O objetivo é fazer com que os educadores consigam estimular os alunos para a preservação e conservação da biodiversidade a partir de sugestões didáticas e lúdicas. O guia é voltado para adolescentes de 11 a 14 anos. Mas, segundo os responsáveis, as atividades podem ser adaptadas para grupos de crianças e até adultos.

As entidades envolvidas são a WWF-Brasil, a Conservação Internacional e o Instituto Supereco. No Brasil desde 1996, a WWF é ligada à entidade internacional de mesmo nome presente em 100 países. Criada em 1987, a Conservação Ambiental está presente no Brasil e em mais 43 países. A brasileira Supereco foi criada em 1994 e desenvolve programas educativos, sociais e culturais na área de meio ambiente especialmente da Mata Atlântica.

A cartilha é uma adaptação brasileira para o material Exploring Biodiversity, publicação conjunta da Conservação Internacional e do WWF. O lançamento faz parte das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade e do Dia Internacional da Biodiversidade comemorado no próximo sábado (22).

O guia para os educadores estará disponível a partir de hoje (18) nos sites da Conservação Internacional (www.conservacao.org), Instituto Supereco (www.supereco.org.br) e WWF-Brasil (www.wwf.org.br).

O material, com 133 páginas, reúne textos e atividades práticas. O enfoque é a realidade brasileira. O guia estimula os estudantes a investigar, analisar e reconhecer a importância da biodiversidade, observando os serviços ambientais existentes e as espécies ameaçadas de extinção.

Reportagem de Renata Giraldi, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 18/05/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

7 comentários em “Organizações preparam cartilha para que educadores estimulem jovens a preservar o meio ambiente

  1. Eu quero lembrar a quem dirige as Organizações que a cartilha é relevante sim para os jovens, no entanto, a idéia também nos conduz a pensar que eles serão os responsáveis pela preservação ambiental no futuro. Verdade verdadeira, eles serão sim, desde que os empreendedores de hoje dêem bons exemplos. A continuar do jeito que está,no futuro, os nossos jovens não terão o que preservar. Eu já tive a oportunidade de proferir palestra (educação ambiental) para jovens de classe média (ensino médio), onde o foco era a preservação da reserva legal. Um dos jovens por influência dos pais, obviamente, disse: para que preservar a reserva, os lagartos não nos dão retorno algum. A maioria deles caiu em gargalhadas e olhem que estou mostrando apenas um dos vários exemplos. Enquanto os efeitos da lei depender das influências político/partidárias (corporativismo) ninguém e nem mesmo a mais importante cartilha conseguirá mudar o comportamento. pelo que se vê, no Brasil não se aprenderá por amor, Talvez, quem sabe, aprenderemos pela dor, infelizmente.

Comentários encerrados.

Top