EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Anvisa autua Monsanto por omissão de informações relacionadas ao processo de produção do agrotóxico Glifosato

Glifosato

A empresa norte-americana Monsanto foi autuada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por omissão de informações. Durante fiscalização realizada na fábrica da empresa, em São José dos Campos (SP), na última semana, a Anvisa  constatou que a Monsanto omitiu informações relacionadas ao processo de produção do agrotóxico Glifosato Técnico Monsanto.

Mesmo quando essas informações foram solicitadas à empresa, no ano de 2007, a Monsanto não apresentou o detalhamento do processo de formulação do produto. “O objetivo de conhecer o detalhamento do processo de síntese do Glifosato Técnico tinha a finalidade de definir o produto como sendo de referência para a concessão de registros por equivalência de outros agrotóxicos com o mesmo ingrediente ativo”, explica o diretor da Anvisa José Agenor Álvares.

A empresa também foi notificada a efetuar ajustes no sistema informatizado de controle de qualidade, para que constem os números dos lotes dos produtos no sistema e para que seja controlado o limite mínimo de ingrediente ativo do Glifosato Dry Técnico. Atualmente, o sistema só apresenta a data de produção dos agrotóxicos.

A fiscalização da Anvisa contou com apoio da Polícia Federal. Após apuração do caso, caso seja comprovada culpa da empresa, a multa pode chegar até R$ 1,5 milhão.

Essa é a primeira empresa de agrotóxico fiscalizada pela Anvisa em que produtos não apresentaram indícios de adulteração e linhas de produção não foram interditadas. “Acreditamos no caráter educativo que nossas fiscalizações têm representado para todo setor de agrotóxicos e esperamos fazer fiscalizações nas quais nenhuma irregularidade seja encontrada”, afirma Álvares.

Fiscalização indústria de agrotóxicos

Empresa Cidade Data Produtos com suspeita de adulteração Total de produtos apreendidos
Milenia Agrociencias S/A Londrina (PR) e Taquari (RS) Julho de 2009 Herbimix SC, Trop, Posmil, Podos e Pyrinex 480 EC 2,86 milhões de litros
Iharabras S.A Indústria Química Sorocaba (SP) Agosto de 2009 Cercobin 700 WP, Cercobin 500 SC, Cerconil SC, Nominee 400 SC, Tidy 700 WP e Sumithion 500 CE 950 mil litros
Bayer Belford Roxo (RJ) Setembro de 2009 Sphere Max, Cropstar, Rovral SC 500, Folicur 200 EC, Tríade, Tamaron BR, Quasar, Rivat, Dinafós, Sportak 450 EC, Procloraz Técnico e Sencor 480 1 milhão de litros
Syngenta Paulínia (SP) Outubro de 2009 Flumetralin Técnico Syngenta, PrimePlus e Priori Xtra 1,150 milhão de litros
Nufarm Indústria Química e Farmacêutica S.A Maracanaú (CE) Novembro de 2009 Stron, Expurgran, Rival 200 EC Konazol e Adesil 2,3 milhões de litros
Basf Guaratinguetá (SP) Março de 2010 Fastac 100 SC, Imunit, Nomolt 150, Opera, Standak e Envoy 800 mil litros
Monsanto São José dos Campos (SP) Maio de 2010

* Nota da Anvisa publicada pelo EcoDebate, 04/05/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.