EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Especialistas em saúde pública pedem que FDA regulamente sal ‘oculto’ em alimentos

A FDA ainda não decidiu se regulará o nível de sódio, ma ‘não há opções fora da mesa’, disse porta-voz

Especialistas em saúde pública pediram que a FDA, órgão do governo americano que regulamenta o mercado de remédios e alimentos, force os fabricantes de produtos alimentícios a cortar gradualmente o sal oculto em suas mercadorias, algo que a agência vem considerando fazer.

Nos EUA, a população consome cerca de 7 gramas de sal ao dia, mais que o dobro necessário para manter a saúde e o bastante para elevar o risco de problemas cardiovasculares e de outros prejuízos à saúde. A maior parte do sódio vem de produtos processados – como misturas de sopa, pizza congelada e queijos. Reportagem da Associated Press.

Nesta terça-feira, 20, o prestigioso Instituto de Medicina (IOM, na sigla em inglês) informou que a indústria de alimentos não fez, por vontade própria, o bastante para cortar o excesso. E pediu que a FDA defina um nível máximo tolerado de sódio para os alimentos industrializados, forçando uma redução que seria completada por etapas, para que a população se adapte à mudança.

A FDA ainda não decidiu se regulará o nível de sódio, mas” não há opções fora da mesa”, disse a porta-voz Meghan Scott, reconhecendo que os prejuízos do excesso de sal à saúde são bem conhecidos.

O IOM é uma agência independente estabelecida pelo Congresso para aconselhar o governo federal, e tornou-se a mais recente instituição, numa série de grupos de promoção da saúde pública, a pressionar a FDA a determinar uma redução no sal.

O governo americano sugere 2,3 gramas como o máximo consumo diário de sal. Mas o IOM defende 1,5 grama como o ideal, e menos se a pessoa tiver mais de 50 anos.

Reportagem da Associated Press, no Estadao.com.br.

EcoDebate, 22/04/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.