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Artigo

A esquerda no século XXI, artigo de Slavoj Zizek

“Uma nova classe global está assim surgindo, “com, digamos, um passaporte indiano, um castelo na Escócia, um ‘pied-à-terre’ em Manhattan e uma ilha caribenha privada”, escreve Slavoj Zizek. Segundo ele, “São Paulo, no Brasil de Lula, que hospeda 250 heliportos na área do centro da sua cidade” é um exemplo dos “cidadãos globais” que vivem em áreas isoladas.

“Para se isolar do perigo de se misturar com as pessoas comuns, – escreve Zizek -, o rico de São Paulo prefere usar os helicópteros, pois então, olhando o horizonte da cidade, sente-se verdadeiramente como se se encontrasse em uma megalópole futurista do gênero descrito em filmes como “Blade Runner” ou “O quinto elemento”, com pessoas comuns que se aglomeram em ruas perigosas embaixo, enquanto o rico passeia em um nível mais alto, no ar”.

Publicamos aqui um trecho do novo livro do filósofo esloveno Slavoj Zizek, “Dalla tragedia alla farsa. Ideologia della crisi e superamento del capitalismo” [Da tragédia à farsa. Ideologia da crise e superação do capitalismo], publicado na Itália pela editora Ponte alle Grazie. O texto foi publicado no jornal La Repubblica, 25-03-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Doze anos antes do 11 de setembro, no dia 09 de novembro de 1989, caiu o Muro de Berlim. Esse evento parece ter anunciado o início dos “felizes anos 90”, a utopia de Francis Fukuyama do “fim da história”, a fé de que a democracia liberal venceria em linha de princípio, que o advento de uma comunidade liberal global estaria esperando logo depois da esquina, e que o obstáculo a esse feliz fim hollywoodiano seria meramente empírico e contingente (bolsões locais de resistência, cujos líderes ainda não teriam compreendido que o seu tempo havia acabado). O 11 de setembro, ao invés, simbolizou o fim do período clintoniano e iniciou uma era em que novos muros parecem surgir em todos os lugares: entre Israel e a Cisjordânia, ao longo da fronteira mexicana, mas também dentro dos próprios Estados-nação.

Em um artigo da Newsweek, Emily Flynn Vencat e Ginanne Brownell se referem a como hoje “o fenômeno do ‘members-only’ [apenas para membros] está se expandindo em um inteiro estilo de vida, incluindo tudo, desde as coalizões bancárias privadas até as clínicas de saúde apenas para convidados (…), aqueles que tem dinheiro estão crescentemente fechando toda a sua vida atrás de portas fechadas. Em vez de participar de grandes eventos midiáticos, eles organizam shows, desfiles de moda e exibições de arte em suas próprias casas. Vão fazer compras fora de horário e controlam rigorosamente a classe e a renda dos seus vizinhos (e potenciais amigos)”.

Uma nova classe global está assim surgindo, “com, digamos, um passaporte indiano, um castelo na Escócia, um ‘pied-à-terre’ em Manhattan e uma ilha caribenha privada”. O paradoxo é que os membros dessa classe global “jantam privadamente, fazem compras privadamente, veem arte privadamente, tudo é privado, privado, privado”. Estão criando um ambiente vital próprio para resolver seu dilema hermenêutico angustiante. Como afirma Todd Millay: as famílias ricas não podem simplesmente “convidar pessoas e esperar que elas entendam o que é ter 300 milhões de dólares”.

Então, quais são os seus contatos com o mundo externo? São de dois tipos: negócios e beneficência (proteção ao meio ambiente, luta contra as doenças, mecenatismo etc.). Esses cidadãos globais vivem a sua vida acima de tudo na natureza incontaminada – fazendo trekking na Patagônia ou nadando nas águas transparentes das suas ilhas privadas. Não podemos deixar de notar que uma das características de fundo da atitude desses ultrarricos que vivem nas suas torres de marfim é o medo: medo da vida social externa em si. A maior prioridade dos “ultrahigh-net-worth individuals” é, portanto, minimizar os riscos de segurança – doenças, exposição às ameaças de crimes violentos e assim por diante.

Na China contemporânea, o novo rico construiu para si comunidades isoladas modeladas à imagem idealizada das “típicas” cidades ocidentais. Perto de Xangai, por exemplo, existe uma réplica “real” de uma pequena cidadezinha inglesa, incluindo uma rua principal com um pub, uma igreja anglicana, um supermercado Sainsbury etc.: toda a área está isolada daquilo que a circunda por uma cúpula invisível, mas não menos real.

Não existe mais uma hierarquia entre grupos sociais que vivem na mesma nação, aqueles que residem nesta cidade vivem em um universo no qual, dentro do seu imaginário ideológico, o mundo ao redor de “classe inferior” simplesmente não existe. Esses “cidadãos globais” que vivem em áreas isoladas não representam talvez o verdadeiro polo oposto daqueles que vivem nas favelas e das outras “manchas brancas” da esfera pública? Com efeito, eles representam as duas faces da mesma moeda, os dois extremos da nova divisão de classe.

A cidade que melhor encarna essa divisão é São Paulo, no Brasil de Lula, que hospeda 250 heliportos na área do centro da sua cidade. Para se isolar do perigo de se misturar com as pessoas comuns, o rico de São Paulo prefere usar os helicópteros, pois então, olhando o horizonte da cidade, sente-se verdadeiramente como se se encontrasse em uma megalópole futurista do gênero descrito em filmes como “Blade Runner” ou “O quinto elemento”, com pessoas comuns que se aglomeram em ruas perigosas embaixo, enquanto o rico passeia em um nível mais alto, no ar.

Parece assim que a utopia dos anos 90 de Fukuyama deveria morrer duas vezes, a partir do momento em que a queda da utopia política liberal-democrática do 11 de setembro não atingiu a utopia econômica do mercado capitalista global. Se o colapso financeiro de 2008 tem um significado histórico, então, é como sinal do fim da face econômica do sonho de Fukuyama. O que nos reporta à paráfrase marxiana de Hegel: é preciso lembrar que, na sua introdução a uma nova edição do “18 Brumário” nos anos 60, Herbert Marcuse acrescentou um novo enrijecimento: às vezes, a repetição à guisa de farsa pode ser mais terrificante do que a tragédia original.

Em um famoso debate na Universidade de Salamanca em 1936, Miguel de Unamuno lançou uma flechada aos franquistas: “Venceréis, pero no convenceréis” (Vencereis, mas não convencereis). Estaria aqui tudo o que a esquerda pode dizer hoje ao capitalismo global triunfante? A esquerda está predestinada a continuar desempenhando o papel daqueles que, ao contrário, convencem mas no entanto continuam perdendo (e são particularmente convincentes ao explicar retroativamente as razões da sua própria falência)?

A nossa tarefa é descobrir como dar um passo adiante. A nossa undécima tese deveria ser: nas nossas sociedades, a esquerda crítica só conseguiu até agora desonrar aqueles que estão no poder, enquanto o ponto real é castrá-los…

Mas como podemos conseguir isso? É necessário aprender com os fracassos da política da esquerda no século XX. A tarefa não é praticar a castração no ápice de um confronto direto, mas sim minar aqueles que estão no poder com um trabalho ideológico-crítico paciente, de modo que, mesmo que ainda estejam no poder, deem-se conta de repente que os poderosos encontram-se novamente falando com vozes inaturalmente finas.

Nos anos 60, Lacan chamou o jornal da sua escola, que foi publicado de maneira irregular por um breve período, de Scilicet. A mensagem não era o significado hoje predominante da palavra (“isto é”, “ou seja”, “quer dizer”), mas literalmente “é permitido saber”. (Saber o quê? O que a Escola Freudiana de Paris pensa sobre o inconsciente…). Hoje, a nossa mensagem deveria ser a mesma: é permitido saber e comprometer-se plenamente no comunismo, agir novamente em plena fidelidade à ideia comunista. A permissividade liberal é da ordem do “videlicet” – é permitido ver –, mas o fascínio pela obscenidade que nos foi permitido observar nos impede de saber o que é que vemos.

Moral da história: o tempo da chantagem moralista liberal-democrática acabou. Não devemos mais continuar justificando-nos. Enquanto seria melhor para eles começar a fazer isso logo.

(Ecodebate, 31/03/2010) publicado pelo IHU On-line, parceiro estratégico do EcoDebate na socialização da informação.

[IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]

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6 thoughts on “A esquerda no século XXI, artigo de Slavoj Zizek

  • JOSÉ MARCUS DE CASTRO MATTOS

    Excelente o artigo de Zizek. Entretanto, cabe notar que o Modo Capitalista de Produção de Gozo (conceito-síntese de Marx com Lacan) encurrala a todos: a burguesia, em suas “ilhas da fantasia” (condomínios supostamente superprotegidos, etc); e, o proletariado, na crescente favelização. Assim, pela via do “encurralamento”, a “castração dos que estão no poder” – e também daqueles que não estão – , pois bem, ela já acontece. Ora, a burguesia, apesar das aparências em contrário, vai se encurrular – portanto, “se castrar” – cada vez mais (enfurnando-se no isolamento), criando ao redor de seus muros uma “horda de bárbaros” (os miseráveis de todas as procedências) ávida para derrubá-los… Mas a questão de fundo é: subvertido o Modo Capitalista de Produção de Gozo, o encurralamento (logo, a “castração”) desapareceria no Modo Comunista de Produção de Gozo?

    A TEMPO: Não precisamos de uma “nova esquerda” e sim de uma ESQUERDA NOVA, qual seja, aquela que deve incluir em seu posicionamento discursivo (prático-teórico) a formulação lacaniana sobre o gozo (em francês: jouissance), sem o que não iremos avançar em absolutamente nada. – O avanço está no seguinte: Lacan nos mostra a homologia lógico-estrutural entre a mais-valia (conceito de Marx) e o mais-prazer (conceito de Freud), traduzindo este último como mais-gozar (em francês: plus-de-jouir). A referência bibliográfica é: 1) LACAN, J. O seminário, livro 16: de um Outro ao outro (1968 – 1969). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008. 2) LACAN, J.O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise (1969 – 1970). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992. 3) LACAN, J. O seminário, livro 20: mais, ainda (1972 – 1973). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1983.

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