Ruralistas reagem a lista ‘exterminadores do futuro’ criada pela SOS Mata Atlântica com apoio da bancada verde

Uma campanha lançada na última semana pela organização não governamental SOS Mata Atlântica deu início a um novo round na briga entre ruralistas e ambientalistas no Congresso Nacional. Batizada de “Exterminadores do Futuro”, a iniciativa da ONG vai listar políticos que “agem contra o meio ambiente”.

Na mira estão, por exemplo, parlamentares que defendem a flexibilização de leis ambientais, como o Código Florestal.

A bancada ruralista reagiu e pretende entrar no Conselho de Ética da Câmara contra os parlamentares que apoiam a criação e divulgação da lista de “exterminadores”. O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), disse que a primeira representação será contra o colega Sarney Filho (PV-MA), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista.

“Vai ser por quebra de decoro parlamentar. Foi uma canalhice do Zequinha Sarney. Não aceitamos que se tragam ONGs estrangeiras para fazer terrorismo contra deputados que estão fazendo um trabalho sério”, argumentou.

Segundo Lupion, os advogados da Comissão de Agricultura estão levantando informações sobre outros parlamentares que manifestaram apoio à iniciativa.

Sarney Filho, que participou do lançamento da campanha, disse que não se sente intimidado com a ameaça de representação no Conselho de Ética. “Se for pelo fato de estar defendendo o desenvolvimento sustentável, a diversidade e os ecossistemas, me sinto até honrado de ir ao conselho.”

O deputado considera a atitude dos ruralistas uma tentativa de intimidar a bancada verde diante da proximidade da votação do relatório sobre modificações no Código Florestal. “Mas o tiro saiu pela culatra. Essa situação só reforça nossas convicções”, acrescentou.

Além dos deputados, Lupion disse que pretende entrar na Justiça contra a ONG caso seu nome apareça no ranking. “A partir do momento que ele divulgarem a tal lista, vamos entrar com ações de perdas e danos, de difamação, vamos quebrar essas ONGs”, adiantou.

A lista deve ser divulgada no começo de julho, às vésperas do período eleitoral. Em maio, uma versão prévia deverá ser apresentada e os “exterminadores” indicados poderão se defender antes da inclusão definitiva no ranking de inimigos do meio ambiente.

Reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 18/03/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

10 comentários em “Ruralistas reagem a lista ‘exterminadores do futuro’ criada pela SOS Mata Atlântica com apoio da bancada verde

  1. Ese Lupion é figurinha carimbada na luta contra a natureza e a favor da pecuária insustentável e do trabalho escravo.
    Lupion é um dos principais opositores da Proposta de Emenda Constitucional nº 438/2001, conhecida como “PEC do trabalho escravo”. Recebeu dinheiro pra sua camapanha de fazendas que fizeram parte da “Lista suja”.
    Tb é autor da frase proferida
    durante audiência no Congresso Nacional para discutir o embargo à carne no Pará. O deputado federal Abelardo Lupion tentou intimidar o procurador da República Daniel César Avelino:

    “Dr. Daniel, o senhor é um moço, provavelmente teria um grande futuro pela frente.”

    Gente muito boa, esse Lupion, não???

  2. galileu galilei disse que a terra era redonda e foi escomungado, poque tal afirmaçao era novidade.Defender o meio ambiente mnao é diferente, para a maioria dos humanos na terra, ela a terra nao sofre consequencia das aççoes humanas, dai acharem que nao tem nada a ver destrui-la ainda que de forma inconciente.

  3. Além de “Exterminadores do Futuro” estes deputados ruralistas vão ser figurantes em outro filme de sucesso:”O Parque dos Dinossauros”…
    Grato
    ABC (Abraço e Beijo do Cezimbra)

  4. Lei da Mata Atlântica
    Comentários à lei e ao decreto
    Autor: Julis Orácio Felipe
    Descrição :
    A lei da mata atlântica trouxe regramento para um bioma especial, elevado à condição de patrimônio nacional pela Constituição Brasileira. Tal lei e seu decreto deram uma maior segurança ao bioma tão ameaçado mas retiraram dos proprietários e possuidores a possibilidade do manejo florestal sustentado, algo possível levando-se em consideração a tecnologia atual. Essa obra visa elucidar algumas dúvidas trazidas pela lei e possibilitar uma maior discussão quanto ao manejo, uma vez que o veto presidencial ao artigo que permitia o uso sustentável pode ser votado a qualquer momento, principalmente diante da revisão do código florestal brasileiro.

    http://www.clubedosautores.com.br

Comentários encerrados.

Top