EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Petrolina, PE Ibama encontra e inutiliza fornos irregulares na caatinga

Petrolina, PE Ibama encontra e inutiliza fornos irregulares na caatinga

Petrolina, PE Ibama encontra e inutiliza fornos irregulares na caatinga

Petrolina, PE Ibama encontra e inutiliza fornos irregulares na caatinga

Agentes ambientais do Ibama localizaram e destruíram hoje cerca de 50 fornos ilegais de produção de carvão na comunidade de Ponta da Serra, no município de Petrolina, a cerca de 700 km do Recife. Os fornos eram do tipo “caieiras”, que consistem em valas feitas no solo onde se deposita a madeira a ser queimada. Além de serem de baixa produtividade, as caieiras também são altamente poluentes.

No local também foram encontrados cerca de 500 sacos de carvão e vários estéreos de madeira nativa da caatinga, produtos doados à prefeitura do município. Duas pessoas que compravam carvão no local foram conduzidas à delegacia de polícia civil para lavratura de termos circunstanciados de ocorrência e investigação sobre as carvoarias ilegais na região. Os responsáveis pelas caieiras serão identificados e autuados nos próximos dias.

A produção de carvão de forma ilegal em Ponta da Serra não era novidade. No ano passado, agentes do Ibama em conjunto com a CPRH (agência ambiental pernambucana) estiveram na área orientando a comunidade sobre os riscos ambientais e legais da atividade. A visita foi feita sob recomendação do Ministério Público de PE. Mas as conversas não surtiram efeito e a comunidade, que alega não ter outras formas de geração de renda, voltou a produzir carvão.

“A ação de hoje do Ibama é emblemática”, comenta a promotora de justiça do meio ambiente de Petrolina, Ana Rúbia Torres de Carvalho, que acompanhou toda a ação no local. “Mostra que é necessário difundir as formas de manejo sustentável da caatinga”, diz. Ela explicou que a partir da atuação do Ibama o Ministério Público irá iniciar ações penais – para punir os que cometeram irregularidades – e ações civis – para que o dano ambiental seja compensado.

Durante a mesma ação, que foi realizada com apoio do helicóptero do Ibama, foram localizados também três desmatamentos na região, totalizando cerca de 60 hectares. As fiscalizações aéreas continuarão nos próximos dias em busca de mais áreas desmatadas e de outras irregularidades ambientais.

A atuação do Ibama na caatinga, inclusive a ação desta manhã, serão apresentadas ainda hoje no I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação, promovido pelos Ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional com a participação e execução do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, evidenciará as ações presentes e futuras que o Brasil adotará para mitigação e combate à desertificação do semiárido. Entre elas, a intensificação do combate ao desmatamento da caatinga. O evento começa às 19h30 no Complexo de Multieventos da Univasf, Juazeiro, Bahia.

Texto de Airton De Grande, Ibama/PE, publicado pelo EcoDebate, 04/03/2010

Nota do Ecodebate: sobre o desmatamento na Caatinga leiam, ainda, a matéria “Monitoramento do MMA mostra que desmatamento na Caatinga já destruiu metade da vegetação original“, de 03/03/2010.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.