EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Convênio assinado entre a Universidade do Mississipi (EUA) e a Embrapa busca avanços em pesquisas com fitoterápicos

Ampliar a base de conhecimentos para a produção de fitoterápicos de qualidade e descobrir novos agroquímicos e fármacos das reservas naturais do Cerrado e da Caatinga. Estes são os principais objetivos do convênio assinado entre a Universidade do Mississipi (EUA) e a Embrapa.

A discussão sobre ações e cronograma do projeto será realizada no período de 22 a 25 de fevereiro, na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza (CE) – coordenadora das ações no Brasil – e com a participação de representantes da Universidade do Mississipi e das outras duas Unidades da Embrapa participantes – Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos também irá participar dos estudos.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Flávio Pimentel, cientistas já identificaram que as áreas de fronteira do Cerrado, por serem regiões de “tensão ecológica”, possuem grande potencial para a diversidade química, se comparadas com ecossistemas homogêneos. Ele salienta que 52% dos fármacos comercializados hoje são derivados de produtos naturais, ou cujos derivados serviram de molde para sua síntese ou semi-síntese. “Se considerarmos os produtos anticâncer o número chega a 60% dos fármacos utilizados em quimioterapia”, informa.

A parceria também vai proporcionar a produção de fitoterápicos de qualidade. “Uma das razões para o pouco uso das plantas medicinais como terapia no Brasil é a falta de estudos sobre a segurança no uso dos fitoterápicos e a baixa qualidade dos produtos no mercado, além da alta variabilidade entre produtos de uma mesma espécie.”A partir deste projeto, será possível desenvolver métodos para autenticar e padronizar os fitoterápicos, além de fornecer dados de manejo adequado”. Pimentel acredita que, tomando medidas para estabelecer normas de cultivo e processamento das plantas medicinais, a qualidade dos fitoterápicos vai melhorar, e poderão ser usados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), barateando o custo de várias terapias.

O projeto prevê a formação de uma rede com informações sobre recursos genéticos das plantas medicinais do Cerrado e da Caatinga, bem como a criação de um viveiro de espécies nativas. Também será feita coleta e autenticação das plantas medicinais usadas no Brasil, bem como isolamento dos marcadores químicos e o desenvolvimento de métodos analíticos. Os extratos serão testados para diferentes atividades biológicas, seja para uso na agricultura (como biodefensivos), ou como fármacos.

De acordo com o pesquisador, de maneira geral os produtos naturais não são uniformes e são comercializados de diferentes formas – como extratos, cápsulas, dentre outros – e podem conter diversos componentes químicos com atividades biológicas variáveis após a ingestão. Por isso, o isolamento de genes específicos ou marcadores químicos e o desenvolvimento de métodos analíticos são ferramentas importantes para o controle de qualidade e para identificar as espécies que contêm metabólitos de interesse. “Produtos sem controle de qualidade ou padrão e prometendo curas milagrosas são inseguros e podem ter efeitos tóxicos e interações com outros medicamentos desconhecidos à comunidade médica”, alerta Pimentel.

Durante a vigência do convênio – que se estende até 2013, com recursos da ordem de US$ 2 milhões – Espinheira Santa, Guaco, Quebra Pedra, Carqueja, Fáfia, Aroeira, Copaíba, Unha de Vaca, Barbatimão, Catuaba e Unha de Gato serão algumas das espécies autenticadas.

Texto de Teresa Ferreira, Embrapa Agroindústria Tropical, publicado pelo EcoDebate, 24/02/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.