Campanha da Fraternidade 2010 quer estimular debate sobre modelo econômico que só objetiva o lucro

Com o propósito de “denunciar a perversidade de todo o modelo econômico que vise em primeiro lugar ao lucro” e estimular a sociedade a praticar “ações sociais e políticas” que levem a uma economia solidária, a Campanha da Fraternidade deste ano lançada nesta quarta-feira (17).

Com o tema Economia e Vida – escolhido há dois anos – e sob o lema “Vocês Não Podem Servir a Deus a ao Dinheiro”, a campanha será realizada por cinco igrejas que integram o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (Conic) – Católica, Presbiteriana Unida do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Em sua 46º edição, a iniciativa visa a orientar os fiéis a refletirem a preponderância dos valores éticos, morais e espirituais sobre o dinheiro, indicando que a economia deve servir à vida.

“O Conic não quer limitar-se a criticar sistemas econômicos. Principalmente, espera que a campanha mobilize igrejas e a sociedade a dar respostas concretas às necessidades básicas das pessoas e à salvaguarda da natureza, a partir de mudanças pessoais, comunitárias e sociais, fundamentas em alternativas viáveis derivadas da visão de um mundo justo e solidário”, diz o texto da campanha.

A Campanha da Fraternidade será lançada oficialmente em Brasília (DF), com a realização de uma celebração ecumênica no Santuário Dom Bosco, às 19h30 de Quarta-Feira de Cinzas.

Reportagem de Alex Rodrigues, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 17/02/2010

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