EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Projetos de energia geotérmica despertam preocupações com riscos de terremotos, por Henrique Cortez

Fonte geotérmica
Fonte geotérmica

[Ecodebate] Por algum tempo, os novos projetos de energia geotérmica foram ‘comemorados’ como uma alternativa limpa e eficiente para produção de energia, principalmente considerando que, potencialmente, seria uma fonte inesgotável e relativamente barata.

Os sistemas tradicionais de energia geotérmica ‘captam’ o calor no subsolo mais próximo da superfície, enquanto que os sistemas geotérmicos aprimorados operam a partir de perfurações com mais de mil metros de profundidade, bombeando água pressurizada para produzir vapor. Estes sistemas estão, agora, sob acusação de potencializar o risco de terremotos.

É o que sugere um artigo [Geothermal quake risks must be faced], de Domenico Giardini, diretor do Swiss Seismological Service, publicado na edição de 17/12/2009 da revista Nature.

De acordo com o artigo, um desses sistemas aprimorados causou um terremoto de magnitude 3,4 em Basileia, Suíça, em 2006. A desvantagem de sistemas geotérmicos avançados é que eles podem provocar terremotos porque a água pressurizada, de fato, ao ‘forçar’ caminho entre as rochas, gera micro-sismos, podendo interagir com as falhas profundas já existentes, potencialmente causando tremores maiores.

Esse é precisamente o que aconteceu em Basileia. A cidade tem um histórico de terremotos e em 1356, a cidade foi severamente danificada por um terremoto de magnitude estimada em 6,7, o maior já registrado na Europa Central

O artigo destaca que a tecnologia continua a ser uma promissora fonte de energia alternativa, mas adverte que seus riscos precisam de mais pesquisas e debates.

Uma série de outros sistemas geotérmicos aprimorados são ativos na Europa, alguns dos quais têm sido associados com terremotos.

O artigo “Geothermal quake risks must be faced”, de Domenico Giardini, está disponível para acesso integral nos formatos HTML e PDF.

Para acessar o artigo no fomato HTML clique aqui.

Para acessar o artigo no fomato PDF clique aqui.

Por Henrique Cortez, do Ecodebate, 21/12/2009.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.