EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

COP 15: Promessas de redução de emissões estão aquém das necessidades mínimas

projeção de elevação da temperatura global até 2100

[Ecodebate] Os cortes de emissões, até ontem apresentados na COP 15, levarão ao aumento da temperatura global de 3°C em média. É o relata uma matéria [Leaked UN report shows cuts offered at Copenhagen would lead to 3C rise] do jornal inglês The Guardian, a partir de documentos confidenciais da ONU.

De acordo com o The Guardian, o documento confidencial das Nações Unidas, marcado como “não distribua” e “esboço inicial”, mostra uma diferença de até 4,2 gigatoneladas de emissões de carbono entre os compromissos presentes e o nível exigido de 4,4 gigatoneladas para que o aquecimento fique abaixo de um aumento da temperatura de 2°C.

Segundo o “Relatório Stern”, elaborado pelo economista Nicholas Stern para o governo britânico, um aquecimento de 3 ou 4°uma elevação do nível do mar que poderá afetar centenas de milhões de pessoas.

De acordo com o relatório, nesses níveis de aquecimento, não haverá proteção possível para as costas no Sudeste da Ásia (Bangladesh e Vietname), as pequenas ilhas do Caribe e do Pacífico e além de grandes cidades costeiras, como Tóquio, Nova York, Cairo e Londres.

Greenpeace descreve o documento confidencial como “explosivo” e mostrando que os números sobre a mesa, no momento, levarão a, nada menos, que o “colapso do clima” e uma “situação extremamente perigosa para a humanidade”.

“A ONU já admite, em privado, que as promessas feitas por líderes do mundo levariam a um aumento de 3ºC na temperatura. A ciência demonstra que poderia levar ao colapso da floresta Amazônica, escassez de água em toda a América do Sul e Austrália, além da extinção dos recifes de corais tropicais, e isso é apenas o começo dela “, disse Joss Garman, do Greenpeace ao jornal.

Por Rie Jerichow, COP 15 News Service/Henrique Cortez, EcoDebate.

EcoDebate, 18/12/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.