EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

COP 15: EUA rejeitam ampliar meta de corte de emissões poluentes até 2020

poluição
Foto: SXC

Os Estados Unidos não pretendem aumentar, na Conferência do Clima, que acontece na capital dinamarquesa, suas metas de redução de emissões poluentes até 2020, informou nesta terça-feira o enviado norte-americano para as mudanças climáticas, Todd Stern.

“Não espero qualquer mudança no nosso compromisso de redução” das emissões de gases que intensificam o efeito estufa na reunião da ONU sobre o clima, que começou na semana passada em Copenhague, Todd Stern à imprensa.

De acordo com ele, o compromisso dos Estados Unidos “está estreitamente ligado à legislação [interna norte-americana sobre o clima que ainda tem de ser aprovada], legislação que fornece alguns elementos que podem traduzir-se em um objetivo global de redução das emissões mais elevado”.

Porém, Stern ressaltou que os EUA “não vão assumir esse compromisso por enquanto”, por não desejarem prometer algo que ainda não têm.

A Administração do presidente Barack Obama se comprometeu a cortar as emissões de carbono norte-americanas em 17% até 2020, frente aos níveis de 2005, o que significa uma redução de 3% em relação a 1990, ano de referência adotado pela União Europeia.

Os EUA, que junto com a China são responsáveis por 40% das emissões globais de carbono, têm recebido críticas pela demora em aprovar seu pacote climático, previsto para 2010 e sem o qual será muito difícil obter um avanço real nas negociações para alcançar um novo acordo vinculativo sobre o clima que substitua o Protocolo de Quioto.

Reportagem da Agência Lusa, publicada pelo EcoDebate, 16/12/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.