EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

COP 15: Para a WWF proposta da União Europeia para redução de gases é fraca e sem transparência

Os maiores emissores de CO2, a partir do consumo de energia, desde 1850

Os maiores emissores de CO2, a partir do consumo de energia, desde 1850

A organização não governamental WWF anunciou ontem (9), durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), um estudo para demonstrar a fragilidade da proposta da União Europeia (UE) destinada a reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Os europeus chegaram à Copenhague dispostos a diminuir em 20% as emissões de gases até 2020, em comparação ao nível de emissões de 1990.

Segundo a WWF, a União Europeia deveria dobrar o esforço e alcançar uma redução de 40% das emissões. O estudo, assinado por dezenas de cientistas, entre eles os brasileiros Carlos Nobre, coordenador de Mudanças Climáticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Luiz Pinguelli Rosa, secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, também aponta que a meta de 20% da UE seria “facilmente alcançada” pelos países europeus.

A WWF ainda alerta que os europeus chegaram à conferência sem nenhum compromisso de investir recursos nos chamados projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD, na sigla em inglês), voltados para financiar o combate ao desmatamento, principal aposta do Brasil para contribuir no combate ao aquecimento global.

De acordo com Sthephan Singer, cientista da organização não governamental, além de “fraca”, em termos numéricos, a proposta dos europeus não é transparente. “A União Europeia ainda não apresentou os projetos que possam levar a redução dos níveis de emissões nos parâmetros apresentados”, afirmou.

A delegação da União Europeia culpou hoje a China e o G77, grupo de países do qual o Brasil participa, pelo entrave em parte das negociações. De acordo com os representantes europeus em Copenhague, essas nações não permitem o avanço do diálogo a fim de que se alcance um acordo para controlar as emissões de gases no mundo em desenvolvimento.

Reportagem de Roberto Maltchick, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 10/12/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.