EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Áreas protegidas podem evitar emissão de 300 bilhões de toneladas de carbono

áreas protegidas

A manutenção de áreas protegidas pode contribuir significativamente para a mitigação de gases de efeito estufa, segundo relatório lançado ontem (8) por organizações ambientalistas internacionais durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) em Copenhague.

De acordo com a publicação, cerca de 15% do estoque mundial de carbono terrestre está armazenado nessas áreas, e a preservação pode evitar a emissão de pelos menos 300 bilhões de toneladas de gases estufa.

Além de manter o carbono longe da atmosfera, as áreas protegidas têm outras funções no enfrentamento das mudanças climáticas, como a redução de impactos de eventos extremos como enchentes, deslizamentos de terra e tempestades. O fornecimento de água potável, a manutenção da biodiversidade e a regulação do clima também estão entre os serviços ambientais prestados pelas áreas protegidas listados no relatório.

As organizações, entre elas o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Banco Mundial, o WWF e a The Nature Conservancy (TNC), argumentam que a preservação de áreas protegidas deve ser reconhecida como uma ação relevante de redução de emissões, com garantia de financiamento internacional.

A inclusão de um instrumento para compensar financeiramente a manutenção de florestas, o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), deve estar entre os pontos do novo acordo climático global, que deve ser definido em Copenhague para complementar o Protocolo de Quioto após 2012.

O Brasil é um dos maiores interessados na compensação financeira da redução do desmatamento, já que as derrubadas são responsáveis por cerca de metade das emissões nacionais de gases de efeito estufa. De acordo com o relatório lançado hoje, somente na Amazônia brasileira, a manutenção de áreas protegidas pode evitar a emissão de 8 bilhões de toneladas de carbono até 2050.

Reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 09/12/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.