EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

‘Efeito’ Belo Monte: Diretor de licenciamento do Ibama deixa o cargo

O diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiental e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sebastião Custódio Pires, deixou o cargo e deve voltar para a superintendência do órgão em Minas Gerais, de onde é servidor de carreira. O Ibama não informou quem substituirá Custódio na diretoria.

Segundo o Ibama, a saída de Custódio foi um ato administrativo. Outro funcionário do órgão ambiental, coordenador-geral de Infra-Estrutura de Energia Elétrica, Leozildo Tabajara da Silva Benjamim, teve a exoneração publicada ontem (1°) no Diário Oficial da União. De acordo com a assessoria do Ibama, Tabajara deixou o cargo a pedido.

A área de licenciamento têm sido alvo de pressões da área econômica do governo, principalmente os casos de empreendimentos energéticos. A tensão atual é a cobrança da licença prévia para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, chegou a anunciar um prazo para a conclusão dos trabalhos dos técnicos do Ibama para o meio de novembro, mas a licença não foi concedida. O governo havia anunciado o leilão da hidrelétrica para 21 de dezembro, mas teve que adiar os planos por causa da falta de liberação ambiental.

Reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 02/12/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

4 thoughts on “‘Efeito’ Belo Monte: Diretor de licenciamento do Ibama deixa o cargo

  • Eu me pergunto a real importancia do IBAMA. Serve para DE FATO ANALISAR OS IMPACTOS DE UMA OBRA – visando licenciá-la OU NÃO, ou serve apenas de enfeite, para que a população SEJA ENGANADA a respeito de um controle que NÃO EXISTE?

Fechado para comentários.