EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Mobilização da sociedade em diversas frentes de trabalho visa capacitação para a Copa de 2014, artigo de Carol Salsa

copa 2014

[EcoDebate] Os agricultores familiares se preparam a partir do início do ano, para a Copa de 2014, que será realizado no Brasil. O Ministério de Desenvolvimento Agrário (INCRA) e o Ministério do Turismo (Mtur) irão realizar uma série de capacitações dos empreendimentos agroindustriais e de serviços da agricultura familiar, visando a agregação de valor e a geração de renda tendo como motivo o evento esportivo que acontecerá no País daqui a quatro anos. De acordo com dados da Mtur, o Brasil receberá mais de 500 mil turistas estrangeiros.

Segundo o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, a ação visa a qualificação dos produtos da agricultura familiar para o mercado do turismo, além de propiciar a valorização dos aspectos naturais e culturais das comunidades e dos destinos turísticos.

Campos explica que, o produto da agricultura familiar, quando associado à identificação de seu local de origem, contribui para a promoção do destino turístico. Já as visitas e propriedades rurais permitem aos turistas encontrar culturas e realidades distintas das que estão acostumados a ver.

A intenção do MDA é preparar os produtos de agricultura familiar para estarem presentes em hotéis, restaurantes, além da promoção de destinos próximos às 12 cidades-sedes da Copa. Nestas cidades, os turistas poderão conhecer um pouco mais da realidade da agricultura familiar, por meio do turismo rural, seja hospedado em um hotel fazenda, participando de uma caminhada ecológica ou conhecendo um restaurante colonial, entre outros. “Isso vai permitir, ainda, que os turistas aumentem seu tempo de permanência e os gastos médios nos destinos da Copa 2014, no Brasil”, destaca Campos.

Parceria

Esta ação integra o termo de cooperação técnica assinado entre o MDA e MTur para a implementação, em conjunto, de ações de identificação, organização, promoção e fortalecimento entre a agricultura familiar e as atividades turísticas no Brasil. A parceria tem o objetivo de gerar renda para os agricultores familiares e agregar valor à oferta turística. Além disso, serão fortalecidos os segmentos de turismo rural e ecoturismo e ampliando o acesso ao crédito rural para o turismo por meio do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Fonte: http://www.incra.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13..

Carol Salsa, colaboradora e articulista do EcoDebate é engenheira civil, pós-graduada em Mecânica dos Solos pela COPPE/UFRJ, Gestão Ambiental e Ecologia pela UFMG, Educação Ambiental pela FUBRA, Analista Ambiental concursada da FEAM.

EcoDebate, 26/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.