EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ambientalista diz que projetos financiados pelo BNDES causam impacto negativo na América do Sul

Os financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão causando impactos negativos às populações indígenas e campesinas de países da América do Sul. A denúncia foi feito ontem (23) à Agência Brasil, no Rio de Janeiro, pelo presidente do Fórum Boliviano sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Manoel Lima, após participar do 1º Encontro Sulamericano de Populações Afetadas pelos Projetos Financiados pelo BNDES.

Para Lima, o banco deve revisar o programa de financiamento fora do Brasil, apoiando apenas projetos que beneficiem a humanidade, mas que não contrariem os interesses dos brasileiros. “E que vá beneficiar um grupo de empresários que vão saquear os recursos naturais, não somente do seu país, mas de outros países, para deixar milhões e milhões de seres humanos mais pobres do que são hoje em dia”.

O BNDES, destacou ele, é um dos maiores bancos de fomento do mundo, mas está “fazendo financiamentos totalmente contraditórios aos interesses políticos, sociais, econômicos do Brasil, porque está tirando fonte de renda da nação brasileira para fazer investimentos em outros países”.

De acordo com ele, os impactos são observados nos financiamentos concedidos pelo BNDES nas áreas de infraestrutura de estradas, energia, petróleo e gás, etanol e implantação do agronegócio no oriente boliviano. Entres eles, Lima salientou o represamento do Rio Madeira e o corredor bio-oceânico, que ligará o Porto de Santos (SP) ao de Arica, no Chile, passando pela Bolívia.

Os projetos afetam populações mais desprotegidas, influenciam na organização campesina e provocam, inclusive, o isolamento de comunidades indígenas ameaçadas de extinção no norte do país, na fronteira com Rondônia e na região norte da capital La Paz, disse Lima.

O represamento do Madeira prejudica os afluentes principais do rio na Bolívia e traz enfermidades, inundações, perda de territórios já titulados para a população ribeirinha, afirma Lima. “Eles têm de ser expulsos e no contrato não tem um ressarcimento, não tem um remanejamento territorial do espaço que eles têm consolidado. Praticamente, esses são os impactos mais negativos dessas construções.”

Na parte de petróleo, ele afirmou que ocorre violação do direito das comunidades de decidirem a sua própria forma de desenvolvimento e como querem participar da vida econômica, política e cultural do país. “Esses são os maiores elementos que contribuem para a diversidade cultural e social do nosso país”.

Procurado pela Agência Brasil, o BNDES informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não se manifestaria a respeito das acusações.

Reportagem de Alana Gandra, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 24/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

3 thoughts on “Ambientalista diz que projetos financiados pelo BNDES causam impacto negativo na América do Sul

  • Missao Tanizaki

    A Equipe BR do AGUAPÉ está LUTANDO por UM BRASIL & MUNDO MELHOR e tem CONSCIÊNCIA que os POVOS estão se UNINDO em BUSCA das SOLUÇÕES. >>>>> segue abaixo a BASE dos nossos ESFORÇOS.

    AGUAPÉ: existem várias espécies, mas a mais estudada é a Eichhornia crassipes. Considerado ÚNICO (A MINA RENOVÁVEL) por apresentar POTENCIALIDADE para REVETER os Grandes ERROS da HUMANIDADE relacionados ao Meio Ambiente & Biodiversidade.

    POLÍTICA: a Equipe BR do AGUAPÉ conta com toda Sociedade Brasileira, em especial com os Cidadãos Brasileiros ÉTICOS.

    EQUÍVOCO: o MUNDO conhece EQUIVOCADAMENTE o AGUAPÉ. O AGUAPÉ não é PRAGA – esse AGUAPÉ é o RECURSO NATURAL ÚNICO que pode, se for Corretamente Utilizada, ainda, em tempo, EVITAR os ESTRAGOS CATASTRÓFICOS de conseqüências DEVASTADORAS & SALVAR o Planeta Terra da sua DEVASTAÇÃO TOTAL.

    Cooperativismo & Associativismo ÉTICO: são os Melhores Modelos, através dos quais os nossos Pequenos Produtores Rurais possam apreender muito mais, em tudo, para se atingir a sua AUTO-SUSTENTABILIDADE. Podem / devem implementar Ensino Básico de Qualidade, visando Fortalecê-los na Busca das suas Próprias SOLUÇÕES para implementação da Produção Agropecuária ORGÂNICA, estabelecendo, também, seus Modelos de Comercialização, sem ATRAVESSADORES e outros Fatores que diminuem suas margens de Merecidos GANHOS, como, também, Modelos de Investimentos que lhes possam proporcionar Um Futuro SUSTENTÁVEL.

    ALIMENTO do FUTURO: a Equipe BR do AGUAPÉ considera o AGUAPÉ como o Alimento do Futuro, pois ele tem tudo para promover Dieta Saudável a toda HUMANIDADE, com Custo de Produção muito Baixo e que poderá atender a Demanda Mundial por muitos SÉCULOS, BENEFICIANDO muitíssimos os IRMÃOS que passam FOME EXTREMA. – inclui-se a Água Potável.

    EMPREGOS DIGNOS: a Equipe BR do AGUAPÉ propõe aos Cidadãos Brasileiros, criar muitos Milhões de Empregos Dignos, certo que reduzirá automaticamente Os atuais níveis da CRIMINALIDADE e, também, Fortalecerá o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL .

    PEQUENAS BARRAGENS: podemos Implementar Muitos Milhares de Micro-Hidrelétricas & Produção de AGUAPÉ, reduZindo substancialmente os CUSTOS da Produção Agropecuária, tornando os nossos Produtores Rurais IMBATÍVEIS, em COMPETIVIDADE, no Mercado Internacional. – ALERTO, aqui, as Instituições de Pesquisa & Pesquisadores (ÉTICOS) que primeiro precisamos empenhar esforços para Implementar a Produção do AGUAPÉ (A MINA RENOVÁVEL), onde requer INVESTIMENTO muito BAIXO se comparado com outras alternativas – em si já é Um Importante Passo, mas, também, é, Muitíssimo Importante para SUBSTITUIR a Produção Mundial do PETRÓLEO & DERIVADOS, como os Atuais Produtos Industrializados pelo Fantástico Recurso Natural, AGUAPÉ & DERIVADOS, como os seus Produtos Industrializado VERDES.

    ÁGUA POTÁVEL: o AGUAPÉ é o Principal Despoluidor das ÁGUAS. Com as Pequenas Barragens & AGUAPÉ podemos garantir indefinidamente Água Potável para toda HUMANIDADE de forma SUSTENTÁVEL, de sobra podemos evitar, possibilidades futuras, de muitos CONFLITOS e, até mesmo, Guerras SANGRENTAS, entre os POVOS.

    Efeito DOMINÓ: nas questões das Mudanças Climáticas o AQUECIMENTO & POLUIÇÕES estão crescendo exponencialmente, como ocorre com o Mundo do Crime, Crescimento Populacional, entre outros. Estamos entrando na ZONA CRÍTICA – é o mesmo que atear fogo num Barril de Pólvora.

    Olhe para o CHÃO: nas questões das Mudanças Climáticas é muito mais importante “Olhar para o CHÃO”, nisso incluo os Mares & Oceanos. A Agricultura ATUAL, além de ser Muito POLUENTE, ela DESTRÓI toda Matéria ORGÂNICA – o AGUAPÉ tem POTENCIALIDAE para reveter esse sério Problema. Por outro lado, os Mares & Oceanos já se tornou no “LIXÃO da HAMINIDADE” – as Pequenas Barragens & AGUAPÉ podem se tornar PORTAS FECHADAS para BLOQUEAR que os “LIXOS” da HUMANIDADE vá para os Mares & Oceanos.

    ESTRATÉGIA: para a Equipe BR do AGUAPÉ é ESTRATÉGICO construir, em primeiro lugar, uma Base Sólida e sobre ela Desenvolver as Demais Partes de interesse da Sociedade Brasileira, mas nessa LUTA precisamos contar com a participação / colaboração da Sociedade Brasileira.

    OBJETIVO Principal: Construir a Base Sólida, abrindo espaços para que a Sociedade Brasileira possa sobre ela Desenvolver as Demais Partes, certo que vamos conseguir gerar a Ferramenta ÚNICA capaz de promover O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Peças Especiais: alguns Trabalhos Especiais precisam ser iniciados, em paralelo com a Construção da Base SÓLIDA porque todos eles requer tempo para o seu Desenvolvimento / Conclusão e sabemos que os Interessados precisam de SOLUÇÕES a CURTO PRAZO – não podemos deixá-lo esperando, pois isso compromete os nossos propósitos. Concluímos que todas Idéias / Temas / Propostas / Sugestões / Criticas / Referências, entre outros, que nos são encaminhados devem ser Avaliadas / Reavaliadas rapidamente e mantidas em Arquivo Eletrônico, dando aos que se ENQUADRAM, como URGENTE uma tratamento adequado – até aí tudo bem, mas para que possamos, de FATO, Inicializar Todos os Trabalhos Especiais precisamos Ampliar a Equipe BR do AGUAPÉ e por isso contamos com VOCÊ.
    VOCÊ está CONVIDADO a participar / colaborar ou tornar Membro da Equipe BR do AGUAPÉ e para efetivar basta manifestar o seu interesse, através de um e-mail, encaminhando-o ao Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com

    INVESTIMENTO: a Natureza trabalha de GRAÇA para VOCÊ na Produção do AGUAPÉ, por isso vai necessitar muito pouco de Recurso Financeiro, além disso poderá conseguí-los uma boa parte à Fundos Perdidos.

    CARTILHAS: o propósito é facilitar VOCÊ que é um Produtor Rural, através da Internet. Essas CARTILHAS poderão contribuir para equacionar os seus PROBLEMAS do seu DIA a Dia, como aqueles relacionados a utilização do AGUAPÉ & Derivados – a Legislação Ambiental Brasileira está engatinhando e por ser bastante complexa, certamente, vai demorar muito tempo (http://www.gentedeopiniao … ou http://www.camaraji-parana.com.br/ …). >>>> precisamos de Colaboradores.

    CHUVA & SECAS: com Milhares de Pequenas Barragens & AGUAPÉ e utilizando a Produção de Chuvas Artificiais do Cidadão Brasileiro, Takeshi Imai, podemos Melhorar a Distribuição das Chuvas & REDUZIR os Efeitos INDESEJÁVEIS, como as Enchentes Catastróficas, os Tornados, etc. que tem ocorrido no SUL & SUDESTE e, também, as SECAS DEGRADANTES que costumeiramente ocorrem no Semi-Árido Brasileiro, tornando-a mais “VERDE”. Os referidos recurso, também, podem ser utilizado para controlar as SECAS que começaram a ocorrer na AMAZÔNIA.

    SOLOS DEGRADADOS: todos os Solos Agrícolas estão caminhando para se tornar Solos DEGRADADOS, simplesmente porque o ATUAL MODELO é capaz de eliminar toda a Matéria ORGÂNICA – O AGUAPÉ pode REVERTER esses ESTRAGOS, através da Produção Agropecuária ORGÂNICA.

    DEPOLUIÇÃO das ÁGUAS: os MARES e os OCEANOS há muito tempo já se transformaram no “LIXÃO” da HUMANIDADE e as crescentes Áreas Mortas já nos sinalizam que o limite da POLUIÇÃO já foi ultrapassado – aí o AGUAPÉ tem papel FUNDAMENTAL.

    SABEDORIA: Os nossos antepassados foram mais SÁBIOS. Os “Homens Brancos” poderiam ter Maior Longevidade (faça uma analogia ao que está ocorrendo com os Índios no parágrafo seguinte).
    Os ÍNDIOS ATUAIS estão apresentando os Males / Doenças & Incidência Elevada de Mortes Prematuras – porque substituíram seus Bons Hábitos Alimentares. No lugar do SAL dos ÍNDIOS (Cinzas do AGUAPÉ NÃO POLUIDO – SAL com VIDA) passaram a utilizar o SAL do Homem Branco (NaCl puro – SAL da MORTE).
    O SAL dos ÍNDIOS apresenta uma Composição muito semelhante ao do SAL MARINHO por isso é muito importante para quem quer mais Saúde / Vitalidade / Longevidade / Disposição / SABEDORIA. Se VOCÊ sabe qual a RAZÃO da utilização do SAL MINERAL na Produção Animal, certamente entenderá mais rapidamente o significado da DIFERENÇA entre a Composição do SAL COMUM e a Composição do SAL MARINHO ou da Composição da CINZA do AGUAPÉ, como, também estará mais preparado para entender porque podemos afirmar que O AGUAPÉ (NÃO POLUIDO) é o ALIMENTO do FUTURO, (muito superior ao SOJA) e que a sua PRODUÇÃO será AUTO-SUSTENTÁVEL (não requer ADUBAÇÃO QUÍMICA & outros POLUIDORES), como, também, poderá proporcionar a toda HUMANIDADE uma DIETA EQUILIBRADA, em Carboidratos, Proteínas, Sais Minerais, Vitaminas, entre outros, e que poderá contribuir, sem sombra de dívidas, para SOLUCIONAR a situação dos Muitos Milhões de Seres Humanos que passam FOME SEVERA, em nosso Planeta Terra.
    Conhecendo Melhor esse FANTÁTICO RECURSO NATURAL perceberá que há muitos Pesquisadores DESINFORMADOS e VOCÊ passará a LEVANTAR a Bandeira do AGUAPÉ – o AGUAPÉ é ÚNICO, só ele, é capaz de Promover o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Saúde / Vitalidade / Longevidade / Disposição: só se consegue com DIETA EQUILIBRADA – vide em SABEDORIA.

    TRAUMAS do PASSADO: nas ESCOLAS a maioria dos Adolecentes / Jovens Brasileiros enquadram-se como “Maria Vai com as Outras”, e, mesmo que discordassem, em algumas situações, perante alguma “Autoridade”, optavam em permanecer “CALADOS” e obviamente o mesmo passa a ocorrer na Vida Profissional – isso decorre, muito, provavelmente, devido aos TRAUMAS do PASSADO que vem sendo transmitidas de Geração em Geração, até as Gerações Atuais – esse aspecto é um dos Principais Fatores que dificultam a Substituição do MODELO ATUAL por outro MODELO, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    CRIMINALIDADE: VOCÊ que Acredita & LUTA pelo AGUAPÉ está automaticamente dando suas contribuições para Reduzir & Neutralizar o Mundo do Crime.

    SOMA de ESFORÇOS: |Agricultura Orgânica | |Produção Animal Orgânica | |Aqüicultura | |Agricultura Familiar | | Cooperativismo dos Pequenos Produtores ||Bio-Combustíveis | |Substituição do Petróleo & Derivados | | Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade | | | | | | >>>> TUDO, através da UNIÃO & ÉTICA

    Inovação Tecnológica ÉTICA: as Inovações Tecnológicas vieram para ficar (SEMPRE FOI ASSIM), mas requer Extrema PRECAUÇÃO porque os GANANCIOSOS & OPORTUNISTAS querem sempre obter “VANTAGENS a Qualquer CUSTO”. No combate as Mudanças Climáticas & Poluições o Brasil, pode / deve utilizar a ESTRATÉGIA mais apropriada, muito Mais EFICIENTE & muito Menos HONEROSA – INVESTIR em Agricultura ORGÂNICA.

    Trabalhos & AGUAPÉ: |Derivados do AGUAPÉ | |Composição do AGUAPÉ | |Biodigetores| |Bio-Gás| |Bio-Fertilizante| |Barcaça Colheitadora| | | | | | |

    CONVITE: para participar dos Trabalhos ÉTICOS da Equipe Brasileira do AGUAPÉ, basta preparar um e-mail manifestando interesse e encaminhá-lo utilizando o endereço eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com.

    Referências: aos Interessados ÉTICOS na LUTA pelo AGUAPÉ recomenda-se |Agência Amazônia| & realizar Busca com a Palavra Chave: “Missao Tanizaki””AGUAPÉ”

    ALERTA, em nome da ÉTICA ! ! ! ! ! ! !
    Na Manipulação do AGUAPÉ recomenda-se Muito Cuidado porque a INEXPERIÊNCIA pode levar o INDIVÍDUO à sua MORTE > > > > > > > Seja Extremamente Cuidadoso ! ! ! ! ! ! !

    Observação: a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda Viver Sustentável (Clique aqui)

    NOTA: toda IDÉIA NOVA e / ou ANTIGA que possam contribuir com Equipe Brasileira do AGUAPÉ (ÉTICA) serão BEM VINDAS – não tenha receio, pois é “ERRANDO” que poderá aprender a acertar & contribuir com essa & outras importantes LUTAS.

    PÁGINAS INTERESSANTES: |Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| | | | |

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.