EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisadores descobrem o quanto o clima é afetado pelo uso da terra

Pesquisadores descobrem o quanto o clima é afetado pelo uso da terra
Infográfico do Correio Braziliense

Enquanto delegados de quase 200 países discutem, em Barcelona, formas de combater o aquecimento global, uma equipe de pesquisadores norte-americanos constatou que adaptações no solo podem ser uma boa arma contra as mudanças climáticas. A partir de imagens por satélite, eles descobriram o quanto a temperatura é afetada pelo uso da terra.

O estudo, que será publicado pelo Royal Meteorological Society\’s International Journal of Climatology, foi conduzido por cientistas das universidades de Purdue, Colorado e Maryland. Os pesquisadores verificaram que coberturas verdes ajudam a deixar a temperatura mais fria, enquanto o solo descoberto faz subir os graus do termômetro. Para Dev Niyogi, professor de ciências atmosféricas e agrônomas da Purdue University e um dos autores do estudo, o entendimento de como o uso do solo influencia nas mudanças climáticas pode trazer diversos benefícios, como a criação de espaços verdes e zonas de amortecimento de calor ao redor das áreas urbanas. Reportagem de Paloma Oliveto, do Correio Braziliense.

“O que nós ressaltamos é que a tendência de aquecimento da temperatura pode ser parcialmente explicada pelas intervenções no uso do solo”, diz Niyogi. Para o principal autor do estudo, Souleymane Fall, comparado às emissões de carbono na atmosfera, a relação entre aquecimento global e solo tem sido pouco estudada, mas ele observa que isso está começando a mudar. “As pessoas já percebem que a cobertura do solo também é um fator importante e não apenas numa escala local, mas regional”, afirma. Fall está cursando doutorado em Purdue e sua tese tem como foco os impactos da superfície nas tendências de mudança de temperatura.

“Acredito que o aquecimento causado pelos gases de efeito estufa é muito importante, mas o uso do solo não deveria ser negligenciado. Isso também contribui para o aquecimento, especialmente nas áreas urbanas e desérticas”, alerta Eugenia Kalnay, professora da University of Maryland e coautora do estudo.

Juntamente com Ming Cai, ela desenvolveu a metodologia que permitiu, pela primeira vez, mostrar quantitativamente os efeitos da superfície na oscilação da temperatura. O método, chamado OMR, considerou dados estatísticos, observações do solo por satélite e medição da temperatura. As informações foram cruzadas por um programa de computador que possibilitou a visualização das constatações teóricas dos pesquisadores (veja imagem). (PO)

EcoDebate, 06/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.