EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Especialistas em estatística descartam ‘esfriamento global’

Mesmo com anos recentes frios, década ainda é a mais quente em mais de um século; ano mais quente foi 2005

Uma análise das temperaturas globais realizada por estatísticos independentes mostra que a Terra ainda está se aquecendo e não, esfriando, como alegam alguns contestadores do aquecimento global.

A análise foi realizada apedido da agência de notícias Associated Press. Menções de uma tendência recente de resfriamento vêm se espalhando pela internet, alimentadas por alguns despachos noticiosos, novos livros e temperaturas que se mostram menores em anos recentes. Reportagem da Associated Press.

Os estatísticos, valendo-se de dois conjuntos de dados de temperatura, não encontraram uma tendência de queda das temperaturas ao longo do tempo.

Dados do governo dos Estados Unidos mostram que a década que terminará em dezembro deste ano será a mais quente dos últimos 130 anos e 2005, o ano mais quente já registrado.

A ideia de que a Terra pode estar esfriando vem, em parte, do clima recente. O ano passado foi mais frio que os anteriores. E já se passou algum tempo desde os anos Amis quentes de todos os tempo,s 1998 e 2005, sem que novos recordistas surgissem.

Em um teste cego, a AP deu dados sobre temperatura global a quatro estatísticos independentes e pediu que buscassem tendências nas séries numéricas, sem dizer aos especialistas a que os números se referiam. Eles não encontraram sinais de declínio na sequência.

“Se você olha para os dados e escolhe a dedo uma microtendência dentro de uma tendência maior, essa técnica é particularmente suspeita”, disse John Grego, professor de estatística da Universidade de Carolina do Sul.

A despeito disso, a ideia de que há um resfriamento tem sido repetida em artigos de imprensa, em uma reportagem da BBC e em um novo livro dos autores do best-seller Freakonomics.

Na semana passada, uma pesquisa do Pew Research Center determinou que apenas 57% dos americanos acreditam que há forte evidência científica de aquecimento global, abaixo dos 77% de 2006.

Os céticos do aquecimento baseiam suas alegações em um ano de calor incomum, 1998. Desde então, dizem, as temperaturas têm caindo – uma tendência de resfriamento. Mas as coisas não são tão simples.

Desde 1998, as temperaturas caíram, aumentaram, caíram de novo e agora voltaram a subir. Registros mantidos pelo escritório meteorológico britânico e dados de satélite, usados pelos céticos, ainda mostram 1998 como o ano mais quente já registrado. Mas números da Administração Nacional de Atmosfera e Oceano (NOAA) do governo dos EUA põem 2005 acima de 1998.

Os boatos recentes sobre resfriamento levaram a NOAA a reexaminar seus dados de temperatura. Nenhuma tendência de resfriamento foi encontrada.

A AP enviou a especialistas em estatística os dados anuais de mudança de temperatura dos últimos 130 anos e os 30 anos de dados de satélite que os céticos preferem.

Os estatísticos que analisaram os dados encontraram uma tendência clara de alta, década a década, nos números, mas não foram capazes de descobrir uma queda significativa nos últimos dez anos. As variações ano a ano da última década repetem a variação aleatória dos dados que se vê desde 1880.

Dizer que há uma tendência de queda a partir de 1998 não é uma afirmação científica legítima, disse David Peterson, professor aposentado da Universidade Duke e um dos analistas contatados pela AP.

Reportagem da Associated Press, no Estadao.com.br.

EcoDebate, 28/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

4 thoughts on “Especialistas em estatística descartam ‘esfriamento global’

  • Missao Tanizaki

    Uma série de Fatores devem se considerados na questão das Mudanças Climáticas.

    O Efeito Estufa é um dos Fatores, cuja teoria é correta, mas ela pode não ser determinante, pois outros fatores podem agir no sentido oposto podendo, até, produzir Esfriamento do Planeta Terra.

    Dependendo da intensidade de cada um dos demais Fatores, como os seus sentidos, a Resultante poderá ser favorável ou desfavorável ou seja poderá diminuir ou aumentar a Temperatura do Planeta Terra.

    ALERTA: se o Planeta Terra , de FATO, está ou não esfriando, não podemos abandonar todos os Trabalhos, até então, desenvolvidos, pois a POLUIÇÃO do Planeta Terra não envolve apenas os Gases de Efeito Estufa e está destruindo continuamente o Meio Ambiente & Biodiversidade nos Continentes & ÁGUAS MARINHAS, sem VOLTA porque envolve muitos processos IRREVERSÍVEIS, podendo apresentar Resultados CATASTRÓFICOS, pois o EFEITO DOMINÓ pode ocorrer e ele é DEVASTADOR – A Equipe BR do AGUAPÉ tem ALERTADO o Brasil & Mundo.

    Para COMBATER as Questões da POLUIÇÕES há muitos Cidadãos Brasileiros atuando em Diversas Frentes, mas na Frente da Equipe BR do AGUAPÉ , a ÚNICA que Complementa os Trabalhos de todas essas Diversas Frentes, atuamos com a Proposta ÚNICA porque recomendamos Produção & Industrialização do AGUAPÉ, em Grande Escala. Esse AGUAPÉ, ainda é considerado por Muitos Mal Informados, como uma “Grande PRAGA”, mas na realidade é o Recurso Natural ÚNICO capaz de Promover O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    O AGUAPÉ é ÚNICO porque, com a sua Produção, em Grande Escala, podemos Produzir Biomassa o suficiente para Reverter as Degradações do Meio Ambiente & Biodiversidade, Re-Carbonizando o SOLO ESTÉRIL & Pobre em Matéria Orgânica, podendo, também, ser utilizada, em Grande Escala, para SUBSTITUIR grande parte do Petróleo & Derivados utilizados pela HUMANIDADE.

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.