EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF requisita nova fiscalização em carvoarias do Piauí

Carvoaria ilegal embargada pelo Ibama no PI, em foto de arquivo
Carvoaria ilegal embargada pelo Ibama no PI, em foto de arquivo

A mesma vistoria foi solicitada ano passado, onde resultou em várias denúncias, embargos e paralisações das atividades.

O Ministério Público Federal no Piauí, por meio do procurador da República Tranvanvan Feitosa, encaminhou ofício ao superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, requisitando a realização de nova vistoria técnica na região dos cerrados e caatinga do estado do Piauí e também nos municípios com presença da mata atlântica, a fim de identificar os responsáveis por grandes áreas destruídas por desmatamentos em desacordo com a legislação ambiental.

Tranvanvan Feitosa considerou as matérias jornalísticas publicadas, que noticiam desmatamento nos cerrados piauienses, a existência de 86 carvoarias segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, as diversas ações penais por crimes de desmatamento ilegal e o mapeamento do IBGE que identificou mata atlântica. Nos últimos três anos, o procurador já ofereceu 26 ações penais por crimes ambientais nos Cerrados e seis ações contra empresas por manter trabalhadores em condições degradantes.

O procurador da República também solicitou que sejam adotadas providências para a paralisação de carvoarias instaladas em áreas prioritárias para a conservação da mata atlântica. O MPF deu um prazo de 45 dias para que o Ibama realize as vistorias e conclua o relatório a ser encaminhado à Procuradoria da República no Piauí. A mesma vistoria foi solicitada ano passado, onde resultou em várias denúncias, embargos e paralisações das atividades.

* Informe da Procuradoria da República no Estado do Piauí publicado no EcoDebate, 25/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.