EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Impacto da acidificação dos oceanos pode ser ainda maior do que anteriormente previsto, por Henrique Cortez

Processo de acidificação do oceano
Processo de acidificação do oceano

[EcoDebate] Além do aquecimento global, as emissões de dióxido de carbono também são responsáveis por outro fenomeno, menos conhecido mas igualmente grave: a acidificação do oceano. Pesquisadores no Laboratório de Oceanografia em Villefranche (LOV) (CNRS / UPMC) acabam de demonstrar os organismos marinhos, como os corais de profundidade e pterópodos serão profundamente afetados por este fenómeno durante os próximos anos.

Os dois estudos [Impact of ocean acidification on a key Arctic pelagic mollusc (Limacina helicina) e Calcification of the cold-water coral Lophelia pertusa under ambient and reduced pH] foram publicados na revista Biogeosciences.

Desde 1800, um terço das emissões antropogênicas de CO2 foi absorvido pelos oceanos, correspondendo a um consumo anual de uma tonelada de CO2 por pessoa. Essa absorção maciça permitiu, em parte, atenuar as alterações climáticas, mas também tem causado uma grande ruptura com a química da água do mar. Na verdade, este CO2 absorvido provoca uma acidificação dos oceanos e, no ritmo atual de emissões, estima-se que seu pH vai cair 0,4 unidades, de agora até 2100. Isso corresponde a um aumento de 3 vezes da acidez média dos oceanos, que é sem precedentes nos últimos 20 milhões de anos.

A equipe da LOV, liderada por Jean-Pierre Gattuso, estudpu o impacto de uma redução do pH sobre os organismos que dependem de calcificação, que será prejudicada pela acidificação. A redução do PH também reduz a formação das capas calcáreas, nos corais e pterópodos, ambos desempenhando papéis essenciais em seus respectivos ecossistemas.

Embora os recifes de coral sejam construídos por um grande número de espécies (comunidades de corais em águas frias são construídos por uma ou duas espécies). A redução no crescimento da construção de recifes de corais, devido à acidificação do oceano pode, portanto, ameaçar a própria existência destas estruturas biológicas e de todos os organismos marinhos que dependam direta ou indiretamente destas formações, quer para abrigo, alimentação ou reprodução..

A acidificação do oceano só pode ser controlada através de uma limitação dos futuros níveis atmosféricos de CO2. As negociações, com vista a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, a serem realizadas na COP 15, estão em andamento e devem ser finalizadas em Copenhague em dezembro próximo.

Essas negociações devem ter em conta não só do aumento da temperatura, mas também a natureza ácida do CO2 que, uma vez absorvido pelos oceanos, vai ter efeitos potencialmente dramáticos em numerosos organismos marinhos e os ecossistemas.

Artigos:
1. Comeau S., Gorsky G., Jeffree R., Teyssié J. L., Gattuso J.-P. Impact of ocean acidification on a key Arctic pelagic mollusc (Limacina helicina). Biogeosciences, September 2009

2. Maier C., Hegeman J., Weinbauer M. G., Gattuso J.-P. Calcification of the cold-water coral Lophelia pertusa under ambient and reduced pH. Biogeosciences, August 2009

Por Henrique Cortez, do EcoDebate, 21/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.