EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação do Ibama apreende madeira e lacra serraria no sul do Amazonas

Operação do Ibama apreende madeira e lacra serraria no sul do Amazonas

A Operação Kaaetè II apreendeu, no distrito de Santo Antonio do Matupi, sul do município de Manicoré no Amazonas, 737 toras de madeira de espécies como angelim, cedro, cumaru, ipê, jatobá, maçaranduba, dentre outras. São aproximadamente 1.700 m³ de madeira em tora e 342 m³ de madeira serrada. O carregamento de madeira foi o equivalente a 150 caminhões utilizados para o transporte da carga apreendida. Uma madeireira que estava operando sem licença teve o maquinário lacrado e a madeira apreendida.

Santo Antonio do Matupi é uma das localidades que se destacam em crimes ambientais. A fiscalização do Ibama verificou grande quantidade de madeira em tora, abandonadas, por madeireiros que trabalham de forma ilegal, em vários pontos da área urbana do distrito. A equipe do Ibama contou com apoio do helicóptero que sobrevoou todo o distrito e facilitou a identificação mais de 30 pontos onde havia toras de madeira abandonadas ou escondidas.

Toda madeira foi confiada a nove associações locais que ficaram como fieis depositários e junto ao Ibama encaminharam projetos sociais que darão destinação nobre a todo produto do crime ambiental como reforma de pontes, construção de escolas, casas populares, e outros projetos que beneficiarão a sociedade local.

De acordo com alguns moradores, a prática da retirada ilegal de madeira que ocorre na região é reprovada por grande parte da sociedade, pois acreditam que tal atividade prejudica o desenvolvimento do distrito uma vez que não há arrecadação de impostos e nem o estabelecimento de empresas madeireiras legalizadas.

A Operação Kaaetè II, deflagrada pelo Ibama no Amazonas em parceria com o batalhão da Policia Militar Ambiental, tem como objetivo coibir as atividades ilegais de desmatamentos e a extração ilegal de madeira da floresta Amazônica que vem ocorrendo de forma indiscriminada por alguns pecuaristas e madeireiros da região do Sul do estado do Amazonas.

* Informação do Ibama, publicada pelo EcoDebate, 09/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.